Quem votar em Cleide também estará ajudando eleger Zé Gentil e Adelmo; e vice-versa

Por RM

Postado em 27/07/2018 10:16:46



 Cleide Coutinho, Zé Gentil e Adelmo Soares estarão numa mesma coligação

Pelo o que ficou acertado na reunião de ontem à noite, em São Luís, entre as cúpulas dos 15 partidos que vão marchar pela reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) – esse número ainda pode aumentar, falam que o Rede estaria bem próximo de aderir à frente dinista –, quem votar em Cleide Coutinho (PDT) para deputada estadual também estará ajudando a eleger Zé Gentil (PRB) e Adelmo Soares (PCdoB). E vice-versa, pois os partidos de ambos estarão coligados na eleição proporcional para deputado estadual, juntamente com PP, PR, PSB, DEM e PTC numa coligação com potencial, estimado pelos coordenadores da campanha, para eleger 20 deputados estaduais.

Isso porque, diferentemente de presidente, governadores e senadores, os deputados são eleitos pelo sistema proporcional – a soma de todos os candidatos de uma mesma coligação. O que conta não é, necessariamente, o número de votos recebidos por um determinado candidato, mas a soma obtida pela coligação. Por isso, sobram casos de eleitos que tiveram menos votos do que muitos não eleitos. Caciques políticos justificam o modelo como “mais justo”. Este redator discorda, e o considera extremamente injusto, pois não expressa a vontade do eleitor. Mas, enfim, é o que teremos. 

O fato é que, pela cotação de hoje, Caxias caminha para abocanhar três das quarenta e duas vagas da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura. Mesmo observadores alienígenas à cena municipal estão otimistas quanto às eleições de Cleide Coutinho, Zé Gentil e Adelmo Soares. Tal possibilidade encontra arrimo na intensidade das pré-campanhas que o trio realizou – voltadas a construções de alianças e parcerias. Bem como no contexto histórico do momento, sobretudo Zé Gentil que pega embalo na força do filho, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), que tem usado o poder de sedução do Palácio da Cidade.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts