O Sistema Sinal Verde não divulga casos de suicídio

Por admin

Postado em 20/07/2017 09:05:16



 

 

O Sistema Sinal Verde de Comunicação – TV Sinal Verde, Rádio Sinal Verde FM e Portal Sinal Verde (www.portalsinalverde.com) - não noticia casos de suicídio. É a linha editorial adotada pela empresa. A questão do suicídio é complexa e envolve aspectos que estão muito além da mera pauta factual. A dor e a estigmatização involuntária a que a família da vítima se submete precisam ser levadas em conta.

Mas para além desses e de outros aspectos de ordem ética, que, por si, já justificariam a recusa em noticiar casos de suicídio, há outros fatores que também devem ser levados em conta nesses casos. A Organização das Nacões Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam o chamado “Efeito Werther”, uma onda de suicídio que costuma ser desencadeada logo após a divulgação de casos de suicídio. Não à toa, alguns manuais internos de redação de algumas empresas, como a Rede Globo e o jornal Folha de São Paulo, por exemplo, possuem restrição na divulgação de casos de suicídio. Não resta dúvida de que casos sensacionais, noticiados com estardalhaço, dão ensejo a imitadores. A mídia eticamente responsável se obriga a certas renúncias na cobertura jornalística.

O Sistema Sinal Verde segue a linha das empresas de comunicação respeitadas pela conduta e acuidade ética, e só noticia suicídios quando o fato implica de alguma forma o interesse público ou envolve celebridades que despertem curiosidade irrefreável. Mas ao mesmo tempo, não nos eximimos de tentar contribuir para o debate desimpedido sobre mecanismos psicológicos do suicídio e os modos de preveni-lo, pois entendemos ser esta a melhor maneira de enfrentar a questão. Saber mais sobre o fantasma do suicídio pode ser o caminho para dominá-lo. É tarefa do bom jornalismo ajudar a dissipar a névoa de fantasia e ignorância que tanto obscurece os terrores que acompanham esse ato de desamparo extremo, como impede de ver que o suicídio não somente pode, mas deve ser evitado. 



  Deixe seu comentario aqui



  3 comentários:

Por: Cristiano Paula

Concordo plenamente



Por: Elany Morais

Conduta apoiada.



Por: Sergio

Parabéns !



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts