Novo Congresso Nacional empossado hoje terá Weverton líder da bancada do PDT no Senado

Por RM

Postado em 01/02/2019 08:57:40



Cid Gomes (CE), Kátia Abreu (TO), Acir Gurgakz (DF) e Weverton Rocha (MA)

A Câmara dos Deputados empossará, nesta sexta-feira (01), 513 parlamentares para a sua 56ª legislatura, enquanto o Senado Federal dará posse a 54 senadores com mandato até 2027.

Sim, o Senado é formado por 81 senadores, ocorre que destes, um terço não disputou a eleição do ano passado, porque seus mandatos só terminam em 2022. O mandato de senador da República é de oito anos.

Diferente da Câmara, cujo mandato do deputado federal é de quatro anos.

O índice de renovação da Câmara na eleição do ano passado foi de 47,37% – o que, em números proporcionais, representa a maior taxa de troca desde a Assembleia Constituinte de 1986.

No Senado, a cada quatro senadores que tentaram a reeleição, três não conseguiram: das 54 vagas em disputa, 46 serão ocupadas a partir de hoje por novos nomes – uma renovação de 85%, recorde desde a redemocratização.

Além disso, três senadores saem para assumir o cargo de governadores, deixando quatro anos de mandato para os seus suplentes.

Esse índice considerado alto de renovação no Congresso Nacional expõe o grau de descontentamento do eleitor brasileiro com os seus representantes no Parlamento.

Maranhão

No Senado da República, o Maranhão estará focado nas posses dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) que, numa eleição histórica, suplantaram os candidatos do grupo Sarney que, aliás, pela primeira vez na história recente do Congresso Nacional não terá um senador para chamar de seu. 

Líder

Ainda na tarde desta quinta-feira (31), durante reunião deliberativa entre representantes do partido na Câmara Alta, no Congresso, o senador maranhense Weverton Rocha foi aclamado líder da bancada do PDT no Senado.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts