Lula e PT discutem alianças com "golpistas" para 2018, para desespero de petistas ingênuos

Por admin

Postado em 19/12/2017 09:46:11



 

Lula e os caciques do PMDB estariam alinhavando alianças em alguns estados - inclusive, aqui, no maranhão - o senador Lobão até já teria dito que “quer ser o senador do Lula no Maranhão”. Petistas românticos - que são também os mais ingênuos - se arrepiam toda vez que alguém ousa supor tal possibilidade. “Você tá é louco, o Lula e o PT não vão se aliar a esses golpistas!”

É difícil para o PT fazer cálculos eleitorais para o futuro considerando a necessidade de contabilizar discurso com ação. Em outras palavras, o tamanho das manifestações que aconteciam no período final de Dilma Rousseff na presidência da República, naquela pressão popular de 2015 e 2016 nas ruas que levou ao impeachment, reduz bastante as chances de vitória se o partido excluir de qualquer aliança para 2018, todo mundo que de alguma forma se envolveu com o processo que levou ao afastamento da petista. O que o PT precisa discutir de fato, considerando o que poderia, ou deveria, ter aprendido com os escândalos do mensalão e da Petrobras, é se vale a pena uma vitória eleitoral a qualquer custo. As redes sociais frequentadas pelos simpatizantes do partido e pelos entusiastas em geral da ideia de candidatura presidencial de Lula da Silva no próximo ano - caso as condições jurídicas permitam - indicam que não há disposição da militância de continuar pagando as consequências políticas de posturas adotadas sob o argumento raso e isolado do pragmatismo.

O discurso duro que definiu como "golpista" todo aquele que se aliou à luta para expulsar Dilma do Palácio do Planalto pede, agora, um comportamento coerente de PT e aliados. Aqui, no Maranhão, uma reaproximação com o PMDB de Sarney é especulada para atender, sobretudo, os interesses eleitorais da velha oligarquia, sem levar em conta que senadores e deputados sarneysistas atuaram aberta e decisivamente para consumar o afastamento da petista do cargo. Não é segredo que o próprio José Sarney foi um importante articulador do tal “golpe”.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts