Jair Bolsonaro assina documento legalizando a posse de arma

Por RM

Postado em 18/03/2019 08:11:11



POR MARIANA DE ALENCAR MARQUES 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou no dia 15 de janeiro de 2019, um decreto autorizando a legalização da posse de arma de fogo. Relativo à posse de armas no Brasil, é possível afirmar pontos positivos como também negativos. Se por um lado ter uma arma proporciona ao cidadão a sensação de segurança, por outro estas podem ser bem perigosas.

Estudo do Departamento de justiça dos Estados Unidos revela que assaltantes têm mais medo de entrar em residências com pessoas armadas em vez de enfrentar a polícia, inclusive o índice de criminalidade de cidades menos burocráticas em relação a posse de armas é menor. Ter uma arma em casa pode servir como um meio de proteção e defesa dos cidadãos e de suas famílias, principalmente as mulheres, consideradas alvos mais fáceis pelos bandidos.

Porém, sem o devido treinamento, as armas de fogo podem se tornar grandes inimigas da população. De acordo com a polícia do Brasil, reagir a um assalto aumenta a chance de desfechos fatais, este e outros fatores nos permite observar que a legislação da posse de arma de fogo pode não ser um benefício a população.

As possíveis soluções, para o referido problema seria o treinamento obrigatório dos cidadãos e projetos de conscientização em relação à violência com arma de fogo. O que muitas pessoas não sabem é que a legalização da posse, só permite ao cidadão manter a arma em casa ou no local de trabalho, desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento, diferente do porte de arma, que permite ao cidadão sair às ruas com a arma de fogo.

*Mariana de Alencar Marques é aluna do 9º Ano do ensino fundamental do Colégio São José, em Caxias (MA); o texto é um trabalho de Redação feito em fevereiro de 2019



  Deixe seu comentario aqui



  4 comentários:

Por: Paulo Medeiros

Show!



Por: Rondinele Plabio

O problema não é a arma em si, mas uma arma na mão de uma pessoa desequilibrada ou não mão de um bandido. Agora o que preocupa a sociedade brasileira, e principalmente os agentes da segurança pública, é o fato de que qualquer pessoa com dinheiro em mãos pode conseguir uma arma de fogo.



Por: Paulo Medeiros

Show!



Por: Paulo Medeiros

Show!



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts