Divulgada a programação comemorativa dos 22 anos de fundação da Academia Caxiense de Letras

Por RM

Postado em 12/08/2019 08:27:30



 

A Academia Caxiense de Letras está em festa. E para celebrar os seus 22 anos de fundação, os membros da Casa de Coelho Neto definem os últimos detalhes para a solenidade comemorativa, que será realizada no próximo sábado, dia 17 de agosto, a partir das 19h.

As atividades serão abertas ao público e vão ser realizadas na sede da academia, localizada no Rua 1° de Agosto, no Centro da cidade. Tendo a programação definida com a posse de novos dois imortais e o lançamento de duas obras literárias.

A ACL tem corpo acadêmico de 40 cadeiras para membros efetivos titulares; atualmente são 38 e há duas vacâncias que serão ocupadas pelos novos imortais recém-eleitos: Tita do Rêgo Silva e Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada. Ambos tomarão acentos nas cadeiras que pertenciam aos acadêmicos falecidos: Anecy Calland Marques  Serra e Silas Marques Serra.

As obras literárias serão da professora Ana Lucia e Silva Pinto Gonçalves, intitulada "Mosaicos", com  conteúdo em poesias, crônicas e meditações. A outra será do psiquiatra Ruy Palhano, intitulada “Crônicas do Cotidiano na Visão de um Psiquiatra”, uma coletânea de crônicas inéditas sobre diferentes temas na área.

Durante a solenidade comemorativa de aniversário da Academia Caxiense de Letras haverá também a transferência do confrade Antônio Augusto Brandão, de membro efetivo para honorário.

CULTURAL

A academia é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1997. É composta por  membros efetivos, integrantes dos mais diferentes ramos profissionais, como professores, advogados, juízes, bancários, jornalistas, funcionários públicos, enfim, homens e mulheres que amam literatura, eternizando o saber e a arte, através das linguagens escrita e oral.

22 ANOS

Com esse propósito, há 22 anos a ACL realiza e apoia atividades educacionais e culturais, publica obras e recebe o alunado das redes municipal e estadual de ensino, de Caxias e de cidades circunvizinhas, bem como universitários e pessoas em geral, que fazem pesquisas na sede da entidade.

BIBLIOTECA

A ACL também possui uma biblioteca, com acervo de mais de 4 mil títulos, um auditório e uma livraria para a venda de obras literárias de autores maranhenses.

Fonte: Ascom



  Deixe seu comentario aqui



  1 comentário:

Por: Jose Gomes Matos

Nobre RM, esta academia quando criada tinha como foco personalidades culturais de Caxias e demais escritores regionais, com o passar dos anos virou seu foco para outros fins, colocando pessoas sem qualquer mero de destaque no acervo local e regional, não estou aqui falando ou descrevendo pessoas que contribuirão ou contribui com suas obras escritas. Mas digamos de passagem que alguns pessoas não mereciam esta lá, pois no meu vê de leitor e amante das obras literárias, estas pessoas não são escritores(a) de fatos, são pessoas que ajudam na academia de outras maneiras, nada contra as mesmas, Caxias tem pessoas muito mais preparada que algumas que se encontra lá, que realmente fazem história em nossa princesa do sertão.



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts