Deputado Adelmo Soares destaca artesanato caxiense na Agritec de Presidente Dutra

Por RM

Postado em 09/08/2019 11:20:41



 

Nos três dias da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (AGRITEC), realizada no município de Presidente Dutra, os artesanatos produzidos pelas 10 artesãs do Centro de Artesanato Edmée Chaves Assunção, do município de Caxias, foi destaque na Agritec. As artesãs contaram com o apoio da secretaria municipal da Mulher de Caxias para comercializarem seus belíssimos artesanatos. 

“Aqui na Agritec está sendo muito proveito para gente. Estamos tendo uma troca de experiência com outros artesões e com novo público que não conhecíamos. Além disso, nós temos muito orgulho do nosso artesanato que é produzido com 80% de produtos recicláveis.”, pontuou a artesã, Neta Pinheiro.

“Nossa arte colhe o que o homem e a natureza descartam e transformamos na nossa fonte de renda. Vivem do artesanato e comercializamos em três pontos físicos em Caxias, Mirant da Balaiada, Ferinha da Gente, realizada na praça São Benedito e no Shopping da cidade”, concluiu.

A representante da secretaria da Mulher, Laís, informou que a secretaria acompanha dois programas, o centro de artesanato e corte e costura. Nesses espaços são oferecidos cursos para mulheres assistidas pela secretaria da Mulher. “Tudo que é produzido por elas nós levamos para espaços como esse para comercialização e a renda repassamos para elas”, explicou Laís.

Para o deputado estadual Adelmo Soares, que é caxiense além de ser um dos idealizadores da AGRITEC, ainda na sua gestão enquanto secretário de estado da agricultura familiar, “é uma grande oportunidade para nossas mulheres exporem seus produtos, a AGRITEC é a marca de um governo que acredita na força da Agricultura Familiar, parabenizo o Sistema SAF e o Governo do Estado por mais uma AGRITEC, além de destacar a Prefeitura de Caxias e a Secretaria Municipal da Mulher pelo apoiou ao trabalho destas mulheres que buscam o melhor sustento de suas famílias”, afirmou.

AGRITEC

A Agritec, coordenada pelo Sistema de Agricultura Familiar, que reúne a SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), já garantiu a intermediação para contratação de crédito financeiro no valor de R$ 25,4 milhões, destinado a milhares de pequenos produtores maranhenses.

Com mais de 30 mil pessoas capacitadas ao longo dos últimos 4 anos e meio, as Agritecs oferecem conhecimento sobre a comercialização de alimentos, criação de animais, ações de transferência de tecnologia, gestão na agroindústria, além de minicursos e palestras.

Para alcançar mais produtores, o governo promoveu parceria com movimentos sociais, com o Sebrae, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Veja o vídeo (aqui)

Fonte: Ascom



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts