Confirmado 1º caso de sarampo em Caxias

Por RM

Postado em 17/09/2019 06:57:08



 

O alerta é do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde: Caxias (MA) já tem registrado, oficialmente, o primeiro caso de sarampo. Trata-se de um criança de sete meses. O caso vinha sendo monitorado pelos epidemiologistas desde o começo deste mês. Semana passada saiu o resultado do exame realizado pelo Bacen – o Laboratório de Saúde Pública do Estado do Maranhão, situado em São Luís. De acordo com nota divulgada para a imprensa, a criança recebeu tratamento e passa bem.

A confirmação de um caso de sarampo em Caxias não é motivo para pânico. Pelo menos não, ainda. Entretanto, a população precisa estar atenta. Pais e/ou responsáveis por crianças precisam levá-las aos postos de saúde para receberem a vacina. O sarampo é transmitido por um vírus, é altamente contagioso, e pode levar à morte.

Até pouco tempo, o sarampo era considerado uma doença erradicada no país. No entanto, até a semana passada, o Brasil já registrara exatos 3.339 casos confirmados de sarampo, em 16 estados – aqui no Maranhão já são três. De acordo com o Ministério da Saúde há outros 24 mil casos suspeitos no país. Já foram confirmadas quatro mortes por sarampo, três crianças com menos de um ano de idade e um homem de 42 anos. Nenhum dos quatro haviam sido vacinados.

Portanto, vacinar é muito importante. O poder público está fazendo a parte dele. Cumpre aos cidadãos fazerem a sua também.

Veja a nota com o comunicado da Secretaria de Saúde (aqui)



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts