Chico Leitoa no #SQN

Por RM

Postado em 08/07/2018 09:55:21



 

Atendendo convite deste redator, o ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa (PDT), esteve no #SQN – o nosso encontro de todos os sábados a partir do meio-dia pelas ondas da Rádio Sinal Verde FM 103,3Mhz (Caxias), em cadeia de transmissão com a Celestial FM 100,7Mhz (Timon) e várias plataformas da internet, como o Portal Sinal Verde e aplicativos, Sistema Rádios Net e, também, pelo Facebook.  Foi muito bom, CL fez uma retrospectiva de sua vida pública e, obviamente, externou sua avaliação sobre o atual contexto político-eleitoral do Maranhão. 

A opinião de Chico Leitoa tem peso e é respeitada. Trata-se de um dos mais relevantes nomes do cenário político estadual do Maranhão. Um homem que construiu uma vitoriosa carreira política sempre no chamado campo democrático da esquerda. Duas vezes prefeito de Timon, foi ainda deputado federal e estadual, e é pai do atual prefeito timonense, Luciano Leitoa, reeleito em 2016. No início de sua vida pública, CL foi avalizado por ninguém menos que Leonel Brizola. Parceiro de proa de Jackson Lago, teve decisiva e fundamental participação nas eleições de governador que propiciaram a derrocada da oligarquia Sarney. Em Caxias, o líder trabalhista ajudou a costurar a histórica aliança de 14 partidos que resultou na primeira eleição de Humberto Coutinho para prefeito, avalizando o nome do “Grandão” junto aos partidos de esquerda, em 2004.

Para CL, a eleição para governador do Maranhão está praticamente definida, “Flávio Dino (PCdoB) deve ser reeleito já em 1º turno”. Sem tergiversar, ele afirma que Weverton (PDT) e Zé Reinaldo (PSDB) serão os eleitos para o Senado. Diz que Ciro Gomes (PDT) é o mais preparado dos pré-candidatos à Presidência da República. E aposta que o Leste Maranhense ampliará sua influência política pelo conjunto de parlamentares que devem ser eleitos em outubro, citando, textualmente, Bira do Pindaré (PSB) e Rubens Pereira Jr (PCdoB) para a Câmara dos Deputados, e Rafael Leitoa (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Zé Gentil (PRB) e Adelmo Soares (PCdoB) para a Assembleia Legislativa. 

Histórias pouco conhecidas da gente de Caxias, mas que têm a ver com a cidade, foram reveladas durante a entrevista. Como, por exemplo, o fato de o saudoso senador caxiense Alexandre Costa ter sido determinante na primeira eleição de Chico Leitoa para prefeito de Timon. Os dois, conforme o revelado, mantiveram uma relação de amizade pautada no respeito mútuo até a morte do senador.

Enfim, foi uma entrevista de alto nível, com o entrevistado mostrando-se leve e descontraído – características de quem está bem resolvido.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts