Cenário pré-eleitoral de Caxias tem pontos similares àquele de 2016

Por RM

Postado em 31/10/2019 06:11:43



 

O atual cenário pré-eleitoral de Caxias (MA) é muito parecido com aquele em 2015, nesta mesma época do ano – transição de outubro para novembro. Não se vislumbrava no horizonte um candidato de oposição competitivo para fazer frente ao então prefeito Leo Coutinho. Os Coutinho, aliás, ainda enxergavam os Marinho como os virtuais adversários a serem batidos em 2016. Ignoraram, inclusive, prognóstico do renomado especialista em marketing político Einhart Jacome da Paz, quando este identificou em pesquisa qualitativa que o nome a ser enfrentado nas urnas dali a um ano seria o do vereador Fábio Gentil. O resto da história todo mundo sabe.

De salto alto, Leo passou a cometer erros primários. Fechou a emergência do hospital geral; impôs implacável fiscalização aos mototaxistas; permitiu que a prima e vereadora Thaís Coutinho invadisse redutos de aliados... E, para fechar com chave de ouro, trouxe de Teresina (PI) uma marqueteira sem noção para coordenar sua campanha. Foi o desastre do Titanic!

Fábio Gentil e sua trupe parecem também considerar a reeleição como favas contadas. A dispersão de esforços políticos para além da territorialidade do município – dizem até que tem costura em andamento para fazer a mulher Letícia candidata a vice em Matões – é um erro. O Cabeludo deveria deixar o futuro para o futuro e se voltar mais às questões que dizem respeito às necessidades dos seus eleitores, como tentar melhorar, por exemplo, a saúde pública, onde faltam médicos especialistas – neurocirurgião, é um deles – e a dificuldade para marcação de exames é uma via-sacra. Ou a irregularidade do transporte escolar, onde em algumas localidades da zona rural o ônibus passa dia sim e oito não... para ficar apenas nestes exemplos.

E tem o fato de Caxias não ter tradição de reeleger mandatários – Humberto Coutinho é o único prefeito reeleito na história do município.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts