Caxias tem contribuição medíocre na construção do PIB do Maranhão

Por RM

Postado em 09/01/2020 06:34:15



Propaganda Superior

 pib.jpg

O desempenho econômico de Caxias é sofrível. Segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), com base nos dados do PIB 2017, divulgados em dezembro passado pelo IBGE, o município berço do poeta Gonçalves Dias sequer aparece na lista dos seis que mais contribuíram para a construção do PIB estadual, apesar de ter uma população estimada em 165 mil habitantes  uma das maiores do Estado.

Pela ordem, São Luís (33,21%), Imperatriz (7,37%), Balsas (3,40%), Açailândia (2,46%), São José de Ribamar (2,23%) e Timon (2,01%) são os municípios que mais contribuem para a construção do PIB do Maranhão.

Caxias somente ganha alguma visibilidade quando o estudo segmenta a economia e revela o desempenho dos municípios no setor terciário. Embora o desempenho de Caxias, mesmo neste segmento, não seja lá grande coisa. Considerando apenas a riqueza produzida pelo comércio e a prestação de serviços, a Princesa do Sertão – que praticamente não tem indústria – amarga um 6º lugar no ranking estadual, com 2,24%, atrás de São Luís (30,97%), Imperatriz (7,21%), Balsas (3,10%), São José de Ribamar (2,72%) e Timon (2,31%).

Os números revelam que a economia de Caxias gira, sobretudo, em torno de Prefeitura, Estado e Previdência Social. Muito pouco para um município que tem a pretensão de integrar o rol de protagonistas das searas político-econômica e cultural do Maranhão. É muita pose e blá-blá-blá para pouco resultado.



  Deixe seu comentario aqui



  3 comentários:

Por: Antonio Marcos da Silva

Deveria ter cido mais Em compensação a prefeitura deveriaa envestir mais em infra estruturas....



Por: Renê Ribeiro da Cruz

Lamentável! Infelizmente Lamentável! Em 2021 como Governador do Rotary tenho que realizar um grande evento chamado Conferência Distrital, onde estarão presentes personalidades do Rotary do Maranhão, Piauí e Ceará, além de convidados que vem do Sudeste e Sul do País e um Representante do Rotary Internacional que pode vim de fora do País e infelizmente nossa cidade não tem estrutura para um evento de tamanho envergadura, vamos ter que realizar o evento vizinha cidade e Capital do estado do Piauí, Teresina.



Por: Jovanildo

O Jornalista Silvio Cunha em sua coluna em outro sitio fez uma análise minuciosa sobre esse dados que inclusive são de 2017. Recomendo a leitura aos caxienses para reflexao. Vamos esperar dados mais recentes.



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts