Caxias sob ameaça de falta de gasolina

Por RM

Postado em 23/05/2018 17:38:57



Caminhoneiros bloquearam a BR-316, próximo à fabrica da Heineken, em Caxias (MA)

Um empresário local do setor de combustíveis disse hoje a este redator que Caxias (MA) poderá ficar sem gasolina, caso a paralisação dos caminhoneiros dure mais dois dias. Segundo ele, a situação já pode ser considerada dramática. Com os acessos ao Itaqui, em São Luís, fechados, alguns empresários tiveram de carregar em Teresina (PI) para não ficarem completamente desabastecidos. 

Ainda de acordo com a fonte, o carregamento em Teresina gera uma operação de custo elevado para o setor – em média, R$ 0,17 (dezessete centavos de real) a mais por litro de gasolina. Isto porque ocorre a chamada bitributação, por tratar-se de uma operação interestadual. A conta é complexa, mas, em média, a gasolina sofre uma carga tributária que gira em torno de 47% – uma das mais elevadas do mundo.

Mas o drama não para por aqui. A maioria dos donos de postos de combustíveis está com seus estoques limitados e por conta da instabilidade corre o risco de não mais poder carregar na capital piauiense, pois o acesso ao terminal de petróleo de Teresina também sofre os efeitos do bloqueio. 

A insatisfação dos caminhoneiros decorre dos constantes reajustes no preço dos combustíveis - 59%, desde que a Petrobras adotou a nova fórmula, apesar de a inflação registrada no período ser de 3%.

A Petrobras anunciou redução no preço do óleo diesel (-1,54%) e da gasolina (-2,8%) nas refinarias, já a partir desta quarta-feira (23) – a empresa nega que a decisão tenha sido motivada pela greve dos caminhoneiros. O governo anunciou também que pretende reduzir os impostos incidentes sobre os combustíveis. Uma das propostas é zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que representa 1% dos tributos aplicados sobre os combustíveis – medida que trará poucos impactos sobre o preço final, na avaliação de especialistas. O caldeirão pode ferver mais ainda.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts