Caxias mobilizada para ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra o sarampo que acontece hoje

Por RM

Postado em 19/10/2019 06:26:28



 

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, montou uma operação de guerra para o chamado “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que acontece neste sábado (19). Todas as unidades de saúde do município estarão engajadas no processo de vacinação. Dezenas de profissionais da saúde estão escalados para atuarem na campanha.

Este ano, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo tem como alvo principal crianças de um a cinco anos. O dia de mobilização nacional – o chamado “Dia D” – que acontece hoje, representa a convergência de todas as instâncias da saúde federal, estaduais e municipais, num esforço conjunto para vacinar a população.

A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, no setor público a primeira é dada aos doze meses de vida, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos quinze meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano todo. Porém, devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país – não custa lembrar, Caxias já tem um caso confirmado de sarampo (veja aqui) –, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo.

Agora, é fato que de nada adianta todo esse esforço e dinheiro para compra das vacinas, empenho de profissionais da saúde, logística e tudo o mais para combater o sarampo – doença extremamente contagiosa –, se os pais e/ou responsáveis não levarem suas crianças para tomarem a vacina.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts