Caxias e municípios da microrregião poderão ser incluídos na Rede Integrada de Desenvolvimento da Região de Teresina

Por RM

Postado em 31/10/2018 09:15:50



Adelmo Soares e Expedito Júnior 

O deputado estadual eleito Adelmo Soares (PCdoB) articula a inclusão dos municípios de Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto, Duque Bacelar, Matões, Parnarama e São João do Sóter na chamada Rede Integrada de Desenvolvimento da Região de Teresina (RIDE). Esta semana, Adelmo esteve reunido com o secretário da Indústria e Comércio do Maranhão, Expedito Júnior, de quem colheu informações pertinentes às medidas necessárias para que a rede possa acolher Caxias e demais municípios da microrregião. 

Em troca de mensagens com este redator pelo aplicativo WhatsApp, Adelmo Soares avaliou que a medida traria impactos positivos para a geração de emprego e renda, com consequentes efeitos diretos no fortalecimento da economia regional, pois possibilitaria a atração de investimentos privados para a região.

“Hoje para atrair indústrias interessadas em investir no Maranhão, Caxias tem o teto de isenção fiscal limitado a 75%, a RIDE permite que esse patamar seja estendido para 95%. É óbvio que esse percentual de 20% faz toda a diferença na hora de uma empresa decidir onde instalar seu parque industrial, por exemplo.”, justificou o deputado eleito.

Lei Federal

Adelmo Soares explicou ainda que a RIDE foi criada pela Lei Complementar nº 112, de 19 de setembro de 2001, e regulamentada pelo Decreto nº 4.367, de 9 de setembro de 2002 e que, por ser uma lei federal, está fora das suas futuras prerrogativas de deputado estadual, porém ele diz estar convicto que a inclusão de Caxias e demais municípios na rede pode virar realidade por meio da bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional, razão pela qual recorrerá ao senador eleito Weverton Rocha (PDT) e aos deputados federais Márcio Jerry e Rubens Pereira Jr., ambos do PCdoB, para que abraçem a ideia.

“Tenho plena convicção de que o engajamento dos nossos representantes em Brasília a favor dessa iniciativa vai garantir o sucesso da empreitada e colocar efetivamente os municípios da nossa microrregião na RIDE.”, falou Adelmo.

O exemplo de Timon

Na avaliação de Adelmo Soares a eficácia da RIDE pode ser constatada pelo sucesso do Centro Empresarial de Timon, instalado no mesmo período daquele de Caxias, mas que conta já com várias indústrias instaladas e em pleno funcionamento.

“É obvio que a proximidade com a capital do Piauí, Teresina, traz em si uma condição extremamente favorável para os timoneneses, mas nosso objetivo não é atrapalhar Timon, pelo contrário, queremos juntar forças no sentido de beneficiar os demais municípios da nossa região e a RIDE pode servir de instrumento para o desenvolvimento de Caxais e microrregião”, justificou.

Potencial

Para o deputado eleito o potencial de atração de investimentos de Caxias não deve ser desprezado, fato que ele constata através do interesse de algumas empresas em instalarem unidades no município.

“Apesar de não contar com os incentivos possibilitados pela RIDE, três empresas demonstraram interesse em se instalar no Centro Empresarial de Caxias, uma delas, inclusive, com capacidade para gerar cerca de 250 empregos diretos.”, comemorou Adelmo. 

Abrangência

Além de Timon, no Maranhão, a RIDE abrange os municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau D'Arco, União e Teresina.

Apesar do otimismo, o deputado eleito alertou que a Prefeitura de Caxias precisa ser mais atuante na prospecção de empresas com potencial para se instalarem no município.

“Fora o fato de a localização do Centro Empresarial estar localizado a 13 km da cidade, distancia que de certa forma pode inibir algumas iniciativas de investimento, a Prefeitura precisa romper a timidez e tomar a iniciativa para atrair investimentos privados. Nós faremos a nossa parte, mas é preciso que o executivo municipal também faça a parte dele”, finalizou Adelmo Soares.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts