Bolsonaro avança em Caxias

Por RM

Postado em 20/05/2018 10:05:29



Movimento organizado por seguidores e simpatizantes do pré-candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi o protagonista da cena pré-eleitoral de Caxias (MA) neste sábado (19). Um número não muito expressivo de eleitores se reuniu numa das principais avenidas do Morro do Alecrim e fez barulho. Sim, eles não eram muitos. Mas eram orgânicos e demonstravam muita disposição de lutar pela causa.

Tem sido assim em qualquer lugar do Brasil, desde o impeachment de Dilma Rousseff e a consequente ruína moral do PT. Bolsonaro cresce a passos largos, nos grandes e médios centros. Interessante que há mais de um ano, pelo menos, cientistas políticos vaticinam que a pré-candidatura em questão não terá vida longa; que o candidato não passa de uma bolha que logo, logo será dissipada... E por aí vai. Argumentam que falta a Bolsonaro estrutura partidária -, realmente, quase nenhuma – e consistência ideológica/argumentativa. Não é o que se vê no mundo real.

Em parte, esse crescimento de Bolsonaro tem a ver com a inércia dos partidos de esquerda, que não conseguiram seguir em frente após a condenação do ex-presidente Lula. Embora o líder petista esteja alijado da disputa eleitoral, parcela significativa do PT insiste que Lula será candidato. As demais siglas, aliadas históricas do lulopetismo, invés de caminharem, pararam no acostamento à espera de uma definição petista.

Só que o PT, por si, jamais vai se definir por “largar” essa bizarrice de mão e apoiar alguém de fora – nas fileiras do petismo não há um único nome competitivo que esteja legal e moralmente habilitado para a disputa. É difícil para muitos petistas superarem o trauma, mas não há como negar a ruína da sigla que a tantos encantou.

Com uma esquerda titubeante e um centro carcomido, abriu-se um vácuo com condições propícias para o crescimento da direita – e é neste espectro que Bolsonaro surfa.



  Deixe seu comentario aqui



  1 comentário:

Por: Tainara Costa

Parabéns



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts