Barbosa desiste de candidatura e PSDB respira aliviado

Por admin

Postado em 08/05/2018 11:33:46



Joaquim_barbosa_batman

O PSDB respira aliviado após anúncio feito nesta terça-feira (08) pelo ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, desistindo de ser candidato a presidente da República. Os tucanos sabem que a entrada do “morcegão” no páreo atingiria em cheio a candidatura de Geraldo Alckmin, que não consegue decolar nas pesquisas, apesar de contar com uma estrutura partidária amazônica. O perfil de Barbosa – consubstanciado pela lembrança que o brasileiro comum tem dele à frente da ação do Mensalão que mandou para a cadeia meio mundo de corruptos – poderia, eventualmente, ocupar expressivo espaço no centro – raia onde corre o ex-governador de São Paulo. Lembro que Barbosa vinha aparecendo nas pesquisas com 10% da preferência dos eleitores, mesmo sem nunca ter confirmado que seria candidato. 

E, convenhamos, a tucanada tem razão quando teme a entrada de algum nome fora do circuito político-partidário tradicional. Por mais que se esforce, Alckmin não consegue empolgar, continua insosso. A despeito dos esforços da assessoria de imprensa para tentar "vender" a passagem do pré-candidato tucano por São Luís (MA) como um evento digno de estardalhaço midiático, a vinda do “picolé de chuchu” foi sorumbática – mais fraca do que “caldo de bila”, como a gente diz lá no Ceará. O problema está em Alckmin, com aquela cara de frade franciscano, que não consegue empolgar. Não é dos piores candidatos, admita-se. Há muitos piores que ele. Mas o homem não empolga.

Entretanto, a saída de Barbosa deve beneficiar, também, outros candidatos de centro, como Álvaro Dias (Podemos) ou mesmo Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) – os dois últimos mais alinhados ao campo ideológico identificado como de centro-esquerda. Perde o processo eleitoral, que deixará de contar com uma alternativa no mínimo diferente do status quo, o que possivelmente alargaria o debate.



  Deixe seu comentario aqui



  1 comentário:

Por: Ribamar Rodrigues

Certamente seria um bom nome (ficha limpa).



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts