Ambulância do Samu transportando manilhas é fake news

Por RM

Postado em 29/05/2019 17:51:34



 

O caso gerou um burburinho medonho, sobretudo nas redes sociais. Uma ambulância do Samu de Caxias (MA) supostamente usada de maneira irregular, transportando manilhas. A foto foi tirada de tal ângulo que parecia mesmo verdade. E foi um disse me disse terrível. Mas, ao final, tão logo restou comprovado que era tudo mentira, a fake news se desmilinguiu.

Por mensagem de áudio enviada a este redator através do Telegram, durante o programa Boa Tarde Caxias, da TV Sinal Verde-Difusora desta quarta-feira (29), o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, deu detalhes do caso. Inclusive, repassando áudio da família onde a ambulância do Samu avistada na foto fazia um atendimento emergencial – a família mora ao lado de um comércio de manilhas, um trabalhador que rolava uma tampa parou de frente a porta traseira da ambulância para ver o estado do paciente em atendimento, quando alguém, não se sabe se ingenuamente ou mal-intencionado, fez a foto.

A verdade somente veio à tona depois que o caso foi devidamente apurado em um processo administrativo, instaurado ainda na terça-feira (28) por determinação do mandatário municipal caxiense (veja aqui).

Um funcionário chegou a ser afastado por 15 dias, até que tudo fosse passado a limpo. Como restou comprovado que tudo não passou de fake News, o servidor foi imediatamente reintegrado às suas funções.

Pelo visto, a medida que o calendário do pleito municipal do próximo ano se aproxima, tsunamis de fake news devem invadir as redes sociais com as mais absurdas estórias. O Blog já alertara dias atrás, quando esclareceu um vídeo extemporâneo, com parte descontextualizada de uma reportagem antiga, sistematicamente compartilhado para levar incautos a acreditarem que o caso era atual e fora protagonizado na gestão Fábio Gentil, pura mentira (veja aqui).

EM TEMPO

Até o Blog caiu na fake news em questão (veja aqui). Pela derrapagem, pedimos mil desculpas aos nossos leitores e à administração municipal de Caxias (MA).



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts