Aids continua avançando e melhor arma para enfrentá-la ainda é a informação

Por admin

Postado em 02/12/2017 11:56:22



 

A AIDS, apesar de todas as informações que temos sobre ela hoje, continua avançando no mundo todo. Neste sentido, são louváveis iniciativas como as que aconteceram hoje, na Praça do Pantheon, realizadas pela Prefeitura, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e no Campus do IFMA, que promoveram ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV. Essas e outras atividades marcaram a passagem do Dia Mundial de Combate à AIDS e a chegada do “Dezembro Vermelho” em Caxias.

A população que passou nas imediações do Palácio da Cidade, na Praça do Pantheon, recebeu preservativos, orientações educativas, e pôde submeter-se à testagem do HIV. No IFMA o dia também foi de intensas atividades com orientações individuais sobre infecções sexualmente transmissíveis.

Infelizmente, aumentou o número absoluto de novos casos de AIDS no Brasil, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Dados da Unaids - órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia - apontam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%. É preciso que toda a sociedade discuta essa questão, afinal, em plena era da informação, é inconcebível que essa doença ainda tenha tanto crescimento. Por isso, é importante que a programação preventiva, como a que se viu hoje, se estenda, de fato, durante todo o mês de dezembro, com distribuição de material informativo e preservativos, rodas de conversa, palestras, debates, apresentações teatrais e caminhadas, em escolas e postos de saúde, além de atividades externas em locais estratégicos. Tratando-se de HIV, a melhor arma ainda é a informação.



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts