A vanguarda do atraso

Por RM

Postado em 07/05/2019 11:32:05



 

Bem sei desse monstro mitológico com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente que neste momento paira sobre nós; é uma onda de ignorância que grassa; é uma invasão de estupidez que abunda; é a cavalariça trotando um civilismo religioso e tosco. Bem sei!

Porém, temos que enfrentar essa quimera vestidos com a couraça e o cinturão emprestados de São Jorge, todos os dias, em cada canto, palmo a palmo, antes que a cabeça morda a cauda e a coisa toda afunde na escuridão dos néscios.

Puxei esse assunto assim, meio que enviesado, para cruzar com a realidade do sucateamento e do desmonte da universidade pública brasileira, que a casta medieval vem promovendo. É mais que lógica a intencionalidade: em nome de um ajuste fiscal o detrimento da produção intelectual, cultural, científica e tecnológica.

Deixemos o eufemismo de lado ao cuidar das coisas reais, principalmente quando as coisas reais são adubadas de pensamentos e comportamentos regressivos. Dou como exemplo a vanguarda do atraso, que encastelada na Uema, dissemina a ideia contra regionalização da universidade e assim querer impedir a criação da UemaLeste.

Um projeto que fora debatido exaustivamente com a comunidade durante a primeira eleição do governador Flávio Dino (PCdoB) – compromisso registrado em cartório, inclusive –, e que já teve seu efeito prático com a criação da Uemasul, com sede em Imperatriz. Em Caxias, o parto é mais que tinhoso, não se sabe ainda a razão obscura que move essa mentalidade servil. Uma coisa é certa e acabada, a história contará a verdade. A luta agora é de desobstruir o caminho, empurrar o atraso ladeira abaixo para a cidade seguir em frente.

Pra eles só tenho a dizer o Poeminho do Contra de autoria de Mário Quintana:

“Todos esses que aí estão

 Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!”



  Deixe seu comentario aqui



  2 comentários:

Por: Janice Campos

Triste realidade essa nossa! Mais como diz o ditado: A esperança ainda vai vencer o medo!



Por: jose gomes matos

Em reposta a esse cidadão, não existe "vanguarda do atraso", aqui não, o nosso meio acadêmico é atuante, se você vivencia-se a história do CESC no dia a dia, iria notar que existe um "grupo de professores" que a UEMA cede em São Luís MA, gastou do cofre público nos seus Mestrados e Doutorados e os mesmos do "grupo", não contribui para o avanço do Centro, e alguns tem uma vasta lista de passagem pelo CESC que é uma tristeza, estes mesmos que se dizem pai e mão da Uema Leste. Mas vamos mais adiante, seu intelectual, você citou "razão obscura", nós não somos contra nada de criação, agora tem que se fazer com todos professores, alunos e servidores e não com o grupo de sangue suga, digo porque este grupo não contribuem em nada para o centro, eles não vestem a Camisa do CESC, são os que mais se sentem injustiçado e eles mesmos são os mais bem beneficiados e alguns em seus cursos tem nota 2, que é uma vergonha. Sobre sua "mentalidade servil", aqui no CESC trabalhamos com função de implementação fazer corretamente as coisas, discutindo o melhor para CESC, planejando o bem do Centro, trabalhando em sintonia com São Luis MA que sempre ajudou em tudo o CESC, isso é nossa mentalidade. E sobre "Poeminho do Contra de autoria de Mário Quintana", esse vai para você senhor Intelectual "A maioria das pessoa não planeja fracassar, fracassa por não planejar" John L. Beckley......



Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts