196 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil

Por RM

Postado em 01/08/2019 08:15:25



 

Caxias (MA) completa hoje 196 anos de adesão à Independência do Brasil. É feriado municipal. Entretanto, diferente daquilo que muita gente pensa, não é aniversário da cidade, não.

Sem querer botar água no chope da festa, é de bom tom esclarecer que a data de emancipação de Caxias, quando passou de vila à cidade, é dia 5 de julho. Foi em 1836. A data de emancipação de Caxias não é comemorada com feriado. É um dia como outro qualquer.

Hoje, 1º de Agosto, diz respeito à adesão de Caxias à Independência do Brasil. Foi em 1823. A Independência do Brasil foi proclamada um ano antes; em 7 de setembro de 1822. O Maranhão só aderiu em 28 de julho de 1823. Caxias foi, portanto, uma das últimas cidades, senão a última, a aderir ao movimento de independência.

Quem melhor explica o verdadeiro significado da data de hoje na história de Caxias é o jornalista e historiador Milson Coutinho, membro da Academia Caxiense de Letras. Em seu livro “Caxias das Aldeias Altas”, Coutinho, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Maranhão, explica que “a população burguesa acotovelava-se no morro das tabocas, promiscuamente, com os militares adeptos à coroa portuguesa”.

O saudoso poeta Linhares de Araújo, também imortalizado pela Academia Caxiense de Letras, dizia: “Isto é Caxias!”.

Feliz aniversário, Caxias!



  Deixe seu comentario aqui



  0 comentário:

Nenhum comentário ainda foi registrado. Seja o primeiro a comentar!

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts