‘22 de Julho’ deveria ser visto por todos os brasileiros

Por RM

Postado em 11/10/2018 13:00:47



 

Qualquer que seja o resultado deste segundo turno em disputa, o Brasil continuará dividido. O povo brasileiro deixou-se tragar pela intolerância. Não há debate no campo das ideias. Estamos limitados a agressões estapafúrdicas. Não se respeita a opinião do outro. Parece que nada consegue atenuar o excessivo grau de beligerância entre pessoas que pensam diferente. O resultado é esse barril de pólvora prestes a explodir. Um ódio crescente. Situação complicada de se entender.

Um dos caminhos que podem levar à compreensão daquilo que atualmente ocorre no Brasil é o filme ’22 de Julho’, que aborda os ataques em Oslo, capital da Noruega, e na ilha de Utoya no dia 22 de julho de 2011. O longa rememora um dos ataques terroristas recentes mais chocantes, executados por apenas um homem – um terrorista da extrema direita política, contrário ao multiculturalismo no país, além de opositor à política migratória.

Por vontade própria e agindo sozinho, Anders Behring Breivik – o terrorista – planejou um ataque a bomba no prédio do governo na capital do país, matando oito pessoas, para menos de duas horas depois, atacar um acampamento de verão da ilha de Utoya, matando sessenta e nove pessoas, na maioria adolescentes e jovens que pertenciam a divisão da juventude do Partido Trabalhista na Noruega, representando a esquerda política. 

Acredite, vale a pena ver. A direção de ‘22 de Julho’ é do prestigiado Paul Greengrass – aquele que dirigiu três dos quatro filmes da aclamada série Jason Bourne. Talvez o ato de assistir ao filme não mude sua visão de mundo, mas possa fazê-lo refletir acerca do nosso momento atual. E se isto lhe ocorrer, que ótimo!



  Deixe seu comentario aqui



  1 comentário:

Por: Ricardo

Segundo confissão do assassino, não houve motivação política!
Por: Ricardo Marques

Foi um crime de ódio, meu xará. E neste ponto que o exemplo da Noruega serve para o atual contexto no Brasil.




Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts