Cesar Sabá inicia sua pré-campanha para deputado federal

Por RM

Postado em 02/07/2018 10:12:56



Cesar Sabá vai disputar uma cadeira na Câmara Federal pelo PSL/MA

Uma semana com intensa movimentação que incluiu visitas a lideranças políticas na cidade e zona rural do município de Caxias. Assim pode-se resumir os primeiros dias da pré-campanha do radialista e empresário César Sabá. Desde a última segunda-feira (25), o delegado regional do PSL tem se dedicado diuturnamente à busca de apoios ao seu projeto de representar Caxias e a Região dos cocais na Câmara Federal. 

Pela forma como tem sido recebido, César tem tudo pra crescer bastante nos próximos dias. "Foi uma semana bastante produtiva. Conversamos com empresários e lideranças de Caxias, tanto na sede como na zona rural. Todos nos receberam com entusiasmo e esperança de ver novamente um caxiense representando o Maranhão e em especial a região dos cocais em Brasília", disse César Sabá.

O pré-candidato a deputado federal acrescentou que esse ritmo será mantido até o lançamento oficial de sua candidatura que ocorrerá no próximo dia 27. "Agora estamos na fase de pré-campanha. Quando o calendário eleitoral permitir o início da campanha, iremos intensificar mais ainda nossa presença e a divulgação de nossas propostas em toda a região dos cocais".

O pré-candidato fará nos próximos dias, alianças políticas em Aldeias Altas e São João do Sóter, além de outros municípios. "O fato de ser delegado do PSL facilita bastante nosso contato com lideranças das cidades onde o partido tem diretório. Com relação a Aldeias e São João do Sóter, já temos várias declarações de apoio, que nos dão a certeza de que estamos no caminho certo" finalizou César Sabá.

*Transcrito do Blog do Irmão Inaldo

  0 Comentários

Flávio Dino caminha para eleger os dois senadores da sua chapa

Por RM

Postado em 30/06/2018 11:25:04



Flávio Dino pode repetir 2014 e eleger Weverton Rocha e Eliziane Gama para o Senado

Com o debate ao governo do Estado praticamente definido, o assunto que domina as rodas políticas em todo o Maranhão é quem serão os senadores eleitos em 2018. Com duas vagas, muitas apostas estão sendo feitas, mas o cenário é muito favorável para que o governador Flávio Dino (PCdoB) consiga eleger seus dois representantes: Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS).

A eleição para o Senado no Maranhão é historicamente ligada à de Governo. O governador que sai com o maior números de votos no primeiro turno elege os seus senadores para o Congresso Nacional. E é aí que entra o fator Flávio Dino em 2018. Com cerca de 60% dos votos em todas as pesquisas, ele tem tudo para transferir sua popularidade para os seus candidatos.

Com grandes chances de liquidar a fatura ainda no primeiro turno, Flávio Dino pode turbinar a campanha dos seus senadores, a exemplo do que fez com Roberto Rocha em 2014. Faltando 10 dias para as eleições e com sua eleição contra Edinho Lobão definida, Dino colocou Rocha no colo e rodou o Maranhão afirmando que quem não votasse em Rocha não precisava votar nele para governador.

Com essa atitude, Roberto Rocha bateu Gastão Vieira para o Senado em uma virada que muitos consideravam improvável naquela altura do campeonato. Se tiver a folga que as pesquisas apontam, basta a Flávio Dino repetir a fórmula e tentar transferir ao máximo os seus votos para Weverton Rocha e Eliziane Gama.

Apesar de ter como concorrentes nomes como o do senador Edison Lobão, e dos deputados Sarney Filho, Zé Reinaldo e Waldir Maranhão na disputa, Flávio Dino sabe que sua chapa tem todas as condições de se eleger, sobretudo pelo sentimento de mudança que o povo maranhense tem experimentado e aprovado nos últimos anos.

*Transcrito do Blog do Garrone

  0 Comentários

Cinismo eleitoral de Roseana Sarney

Por RM

Postado em 29/06/2018 11:09:16



 

Mensagem de Roseana: cinismo de fazer corar fariseu

Períodos eleitorais costumam ser pródigos na parição de mentiras e cinismos. Esta atual fase pré-eleitoral não tem sido diferente. Embora sejam práticas comuns na seara político-eleitoral, mentir e descaro, como tudo na vida, em excesso faz mal. É preciso impor-se limites às próprias mentiras e ao cinismo. Mesmo os políticos brasileiros – mentirosos e cínicos contumazes, na sua maioria – deveriam ter esta compreensão. Roseana Sarney (MDB) não tem. 

A Branca deve achar que os eleitores maranhenses são idiotas quando faz ecoar por meio de seus satélites na blogosfera que torce pela soltura de Lula. “O Maranhão está com LULA, eu também estou”, diz a mensagem. Mais cínica impossível!

Em meio ao cinismo de Roseana vê-se que ela até vai no rumo quando diz que o “Maranhão quer a soltura de Lula”, afinal, nenhum outro governador de Estado lutou e se expôs tanto contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a consequente condenação e prisão de Lula quanto Flávio Dino (PCdoB). Mas daí dizer que ela, Roseana, quer, vai uma mentira carregada de cinismo de fazer corar fariseu.

O braço maranhense do MDB – do qual Roseana é um dos caciques – integra o alto escalão nacional da cúpula emedebista. Esteve, portanto, à frente daqueles que armaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que possibilitou alçar Michel Temer à cadeira número um do Palácio do Planalto, naquilo que muita gente – inclusive vozes respeitadas da comunidade internacional – chama de ‘golpe’.

  2 Comentários

ACL vai realizar solenidade de inauguração de efígie em homenagem ao imortal Gentil Alves de Meneses

Por RM

Postado em 29/06/2018 09:54:05



 

A Academia Caxiense de Letras (ACL) vai realizar no próximo sábado (30), uma solenidade para inauguração da efígie do saudoso imortal Gentil Alves de Meneses. O evento está previsto acontecer a partir das 10h da manhã e será aberto ao público.

Gentil Meneses conta com destaque no salão nobre daquela Casa das Letras, cujo local abriga a biblioteca que leva o seu nome, com um vasto acervo de livros e espaço permanente dedicado à exposição de objetos pessoais dele, dentre a antiga máquina de datilografar, marca Ollivetti, da década de 50.

O imortal, hora homenageado in memória, ocupou a Cadeira de no18 da ACL e conta ainda na Casa de Coelho Neto, com a presença de dois pares - imortais-filhos: Renato e Silvana. “Gentil doou toda sua biblioteca para a ACL. Livros raros, como coleções de obras de Coelho Neto, Humberto de Campos, Eça de Queiroz e Sermões de Padre Antônio Vieira.”, ressalta Renato. 

Gentil Meneses se destacou em vida com uma ampla contribuição nas artes literárias. Foi cronista, poeta e autor da obra “Crônica e Poesia”, (1985), com trabalhos publicados em diversos jornais impressos de circulação local, regional e nacional. Além de sua atuação em outras áreas sociais. 

GENTIL ALVES DE MENESES

Nasceu em Caxias – MA, em 7 de outubro de 1915, e veio a falecer em 16 de maio de 2002, em Caxias. Comerciante e industrial, foi sócio da Exportadora Transatlântico Ltda. (operando com farelo de babaçu, couros e peles silvestres, exportando para a Europa e EUA) e diretor comercial da Indústria Oliveira S/A (exploração de óleos vegetais). Foi Diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Caxias, pela qual trouxe importantes contribuições à economia da cidade (como linhas de crédito do Governo Federal e articulações pela instalação da agência do Banco da Amazônia S/A em Caxias). 

Como homem de letras, escreveu para diversos jornais caxienses de sua época, por mais de cinquenta anos, como O Cruzeiro, Tribuna Caxiense, Folha de Caxias, O Pioneiro, Voz do Povo, Jornal do Comércio e outros. Foi cronista, poeta e autor de Crônica e Poesia (1985). 

Foi sócio e presidente do Clube Recreativo Caxiense e homenageado com vários títulos e comendas, como a Comenda Poeta Gonçalves Dias (Jun/2001). (Fonte: Cartografias Invisíveis)

 *Transcrito do Portal Sinal Verde

  1 Comentários

Mais Asfalto e Escolas Dignas reforçam o compromisso do Estado com o desenvolvimento do Leste Maranhense

Por RM

Postado em 28/06/2018 16:47:38



Povoado Nazaré do Bruno ganhou moderna unidade escolar 

O governador Flávio Dino entregou e assinou ordens de serviço do Mais Asfalto em três cidades no Leste do Maranhão, na terça-feira (26). Coroatá foi contemplada com a assinatura da ordem de serviço para início das obras e Caxias e Coroatá tiveram as vias urbanas inauguradas oficialmente, totalizando cerca de 30 quilômetros de asfalto.

Com o Mais Asfalto, a gestão estadual tem ajudado as prefeituras a garantirem melhores condições de trafegabilidade e qualidade de vida para a população. Os moradores têm condições mais adequadas para se deslocarem, além do fim da poeira e da lama na porta das casas.

A cidade de Codó recebeu mais de seis quilômetros de asfalto, com previsão para mais 10 quilômetros na próxima etapa. A professora Ana Lucia Ferreira disse estar satisfeita com a iniciativa da gestão realizada pelo governador Flávio Dino.

"Eu vejo como algo muito positivo. Codó é uma cidade que tem grande fluxo de pessoas, a cidade tem mais de 120 mil habitantes. Portanto, eu vejo que Governo do Estado, em parceria com a prefeitura tem feito um belo trabalho", avaliou.

Em Coroatá, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para o início de mais uma etapa do Mais Asfalto. Para a nova etapa, serão requalificados 10 quilômetros de ruas e avenidas da cidade. São 47 vias a serem melhoradas. Anteriormente, Coroatá já tinha recebido aproximadamente 7 quilômetros de pavimentação de ruas e avenidas, o que garante maior trafegabilidade, segurança e comodidade aos coroatenses. 

Com as ações da gestão estadual, um sonho antigo da população foi concretizado este ano com o Mais Asfalto. O Governo do Maranhão investiu mais de R$ 2 milhões em pavimentação de ruas e avenidas da cidade, melhorando a vida dos caxienses. 

Antônio Carlos nasceu em Caxias e ainda não tinha visto um trabalho de recuperação como o que foi feito. "Nunca tinha visto asfalto assim, antes faziam um tapa buraco, mas não durava nadinha. Agora, fizeram um trabalho com qualidade", disse. 

Educação 

Avançando com o compromisso na área da educação, o governador Flávio Dino inaugurou o Centro de Ensino José Bruno Morais no povoado Nazaré Bruno, em Caxias. Com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, banheiros adaptados, pátio, sala de professores, cozinha e diretoria, a escola está pronta para receber os 288 alunos matriculados na unidade. Ainda em Caxias, no bairro Bacuri, foi entregue o Centro de Ensino Dep. Humberto Coutinho. 

Durante a entrega, Flávio Dino ressaltou a importância da aplicação correta do recurso público para avançar com as obras no Maranhão. "Eu vim para servir! Todos nós, pagos com o dinheiro público, que administramos o dinheiro público, não podemos colocar nossos interesses acima da população. A sabedoria popular já diz que a união faz a força. É por isso que estamos unidos em Caxias, separados fazemos um, juntos fazemos mais", afirmou. 

Em Timon, foi entregue a escola Militar Tiradentes V, um momento histórico para a comunidade estudantil. "O governador entrega mais um equipamento de altíssima qualidade, uma área privilegiada com muitas salas de aula, laboratórios, área para as práticas esportivas e interação comunitária, enfim, uma estrutura adequada para oferecer uma educação digna aos nossos jovens", frisou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

 

Fonte: Agência Secap

  0 Comentários

Oligarquia entra em parafuso com adesão de Gentil à reeleição de Dino

Por RM

Postado em 28/06/2018 10:35:51



 

Flávio Dino com Fábio Gentil, Cleide Coutinho e Adelmo Soares, união de forças 'pirou' oligarquia

A semana ainda nem acabou, mas o fato de maior relevância político-eleitoral do Maranhão registrado no período foi a adesão do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), à reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB), com a anuência da pré-candidata a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT). Oficializada durante encontro no Palácio dos Leões, na segunda-feira (25), a aliança foi festejada – pela população, inclusive – na terça (26), em meio à vinda do mandatário estadual e comitiva para uma série de atividades de ordem político-administrativa na Terra dos Poetas e região.

O fato fez a oligarquia que mandou no Maranhão durante 50 anos entrar em parafuso. Atordoados pela notícia e sem conseguir digeri-la direito, os oligarcas de coturno alto optaram por imergir num mar de silêncio sepulcral. Orientados, talvez, pelo velho Sarney, extravasaram suas furiosas reações por meio dos satélites que os representam nas mais diferentes e possíveis esferas.

O famigerado Maracutaia – espécie de apêndice da oligarquia em Caxias – foi quem primeiro perdeu as estribeiras. Nas redes sociais, vomitou os costumeiros impropérios e fez ameaças veladas de chantagens contra o prefeito – tudo porque sabe que continuará distante das tetas que durante décadas o sustentaram. Depois foram acionados os satélites que ressoam os interesses oligárquicos na blogosfera. Saíram-se com teses as mais estapafúrdias possíveis, fruto de intermináveis elucubrações. Todas, indisfarçavelmente, cheias de ranço e veneno.

  0 Comentários

Adelmo Soares será agraciado com cidadania colinense

Por RM

Postado em 27/06/2018 11:51:14



 

Título é um reconhecido ao trabalho de Adelmo Soares à frente da SAF

A Câmara Municipal de Colinas aprovou na segunda-feira (25), projeto de lei que concede o Título de Cidadão Colinense ao ex-secretário de Estado da Agricultura Familiar e pré-candidato a deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB).

A proposta foi de autoria dos vereadores Walterly Munis e Antonio do Sindicato, que ressaltaram da Tribuna o importante trabalho que o ex-secretário fez em prol dos maranhenses, especialmente dos colinenses.

“Esse título é mais do que merecido já que Adelmo fez um grande trabalho em benefício de Colinas e de todo o Maranhão enquanto esteve à frente da pasta da Agricultura Familiar”, destacou Walterly Munis.

Walterly ainda destacou ainda que a aprovação, com voto tanto dos vereadores da situação quanto da oposição, demonstra o quanto Adelmo tem se colocado como um amigo do povo colinense.

“Seja quando estava à frente da Secretaria de Agricultura Familiar ou mesmo agora, Adelmo tem demonstrado sempre muito carinho e respeito pelo povo de Colinas”, acrescentou.

Fonte: Blog do João Badeco

  0 Comentários

Flávio Dino uniu Caxias

Por RM

Postado em 27/06/2018 09:35:38



 

Melhor não poderia ter sido a passagem do governador Flávio Dino (PCdoB) e comitiva por Caxias, nesta terça-feira (26). Foi memorável! O mandatário estadual foi calorosamente recepcionado pelas principais forças da política local. Reuniu num mesmo palanque a viúva do saudoso Humberto Coutinho e pré-candidata a deputada estadual, Cleide Coutinho (PDT), o prefeito Fábio Gentil (PRB), e os pré-candidatos a deputado estadual Zé Gentil e Adelmo Soares (PCdoB). E não foi só uma junção fria, pura e simplesmente. Havia emoção, nas palavras, nos gestos e nos olhares dos líderes e dos seus liderados.

Fábio e Cleide chegaram juntos, sentados lado a lado, no carro que trouxera Flávio ao derradeiro compromisso da agenda governamental em Caxias – a inauguração do Centro de Ensino Deputado Humberto Coutinho, no Bairro Bacuri. No caminho, o prefeito e a pré-candidata arrancaram do governador o compromisso de fazer um aeroporto e abrir um restaurante popular em Caxias. E em seu discurso, de entrega da escola, o chefe do Executivo estadual apresentou a equipe que vai trabalhar no Instituto Médico Legal (IML) – “o prédio do IML estará pronto até o final de julho próximo, mas a equipe começa a trabalhar amanhã [quarta-feira, 27], provisoriamente, no Hospital Regional.”

O melhor discurso foi o do prefeito Fábio Gentil. Demonstrando humildade e maturidade política, rasgou elogios à memória de Humberto Coutinho; enalteceu o trabalho de Cleide; revelou que o governador tem sido amigo da gestão municipal caxiense; e lembrou que “Caxias tem potencial mais do que suficiente para eleger três deputados estaduais, o que seria importantíssimo para o desenvolvimento do município.”. Desnecessário dizer que o Cabeludo foi efusivamente aplaudido.

De onde quer que estivesse – e este redator crer, piamente, que ele esteja sempre num bom lugar, até como merecida recompensa divina pela grande figura humana que foi em vida –, Humberto Coutinho devia estar feliz observando a movimentação de Caxias em torno do governador Flávio Dino. Ninguém por aqui foi mais líder do que HC. Sua liderança rompia barreiras e atravessava fossos que costumam separar adversários ideológicos, às vezes tornando-os até inimigos. Foi um líder nato que sempre buscou o consenso por meio do diálogo, visando sempre o bem comum. Pelo visto, as lições que o Grandão deixou foram assimiladas. Bom para Caxias!

  0 Comentários

Fábio Gentil tem o celular hackeado; polícia investiga

Por RM

Postado em 26/06/2018 16:37:11



 

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), teve o número do celular hackeado. O caso já foi comunicado à polícia que investiga para chegar à autoria do crime. Em nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, divulgada nas redes sociais – veja acima –, o mandatário municipal, ao tempo em que torna público o crime do qual fora vítima, faz alerta às pessoas “para que não aceitem qualquer pedido solicitando valores em dinheiro ou o repasse de contatos”.

Fábio Gentil não é o único político importante do Maranhão a ter o celular hackeado nos últimos dias.  Os deputados federais Eliziane Gama (PPS), que é pré-candidata ao Senado, e Cléber Verde (PRB), pré-candidato à reeleição, também teriam sido vítimas do mesmo crime.

O fato que atenta contra a privacidade do prefeito de Caxias remonta ao tempo em que um conhecido bandoleiro agia criminalmente na cidade, patrocinando grampos telefônicos em seus adversários e desafetos políticos. Ninguém estava imune às ações do araponga. Qualquer cidadão virava alvo fácil do pilantra, bastava não coadunar com suas estripulias insanas e nem se submeter às suas ameaças para ser grampeado. Até o ministro Edson Vidigal na época presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fora vítima.

  0 Comentários

Flávio Dino inaugura obras e anuncia serviços em Codó, Coroatá, Caxias e Timon nesta terça (26)

Por RM

Postado em 26/06/2018 09:40:40



O Centro de Ensino Deputado Humberto Coutinho, que será inaugurado no Bairro Bacuri, em Caxias 

O governador Flávio Dino (PCdoB) retorna hoje à Região dos Cocais para uma série de inaugurações nas cidades de Caxias, Codó, Coroatá e Timon. A agenda do mandatário estadual do Maranhão será intensa, começando pela manhã, às 8h, em Codó, seguindo depois para Coroatá. À tarde, será a vez de Caxias receber a comitiva governamental, que em seguida seguirá para Timon, onde concluirá a agenda desta terça-feira (26). 

A expectativa em Caxias, especificamente, pela vinda do governador é grande e a melhor possível. Primeiro porque esta será a primeira vez que Flávio Dino visitará seu berço político, após a recém firmada aliança em favor da sua reeleição com o prefeito Fábio Gentil (PRB). Depois, porque obras importantes serão inauguradas, como a conclusão de mais uma edição do ‘Mais Asfalto’ – que desta feita investiu na cidade R$ 5 milhões em pavimentação asfáltica –; a reforma do Farol do Saber Governador Eugênio Barros, e as aguardadas inaugurações de duas grandes unidades escolares, o Centro de Ensino José Bruno de Morais, no Povoado Nazaré do Bruno, zona rural do município, e o Centro de Ensino Deputado Humberto Coutinho, no Bairro Bacuri – esta, aliás, uma justa homenagem à memória do político que urbanizou e transformou um dos mais pobres e populosos bairros de Caxias num lugar descente, para que milhares de famílias pudessem viver com dignidade.

O dia do governador Flávio Dino na região terminará em Timon, onde o mandatário estadual será recebido pelos Leitoa (Luciano, o prefeito; Rafael, o deputado estadual; e Chico, o ex-prefeito, ex-deputado e líder-mor do grupo timonense) para inaugurar o Colégio Militar Tiradentes V e assinar a ordem de serviço para a construção de um parque ambiental.

Além das lideranças que mantém bases políticas em Caxias e região, como os pré-candidatos a deputado federal Rubens Pereira Jr. (PCdoB) e a estadual Cleide Coutinho (PDT), Adelmo Soares (PCdoB), Zé Gentil (PRB) e Rafael Leitoa (PDT), os pré-candidatos ao Senado Weverton (PDT) e Eliziane Gama (PPS) também devem acompanhar a comitiva governamental.

  0 Comentários

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Charges

Últimos Posts