Festas de época e Dia dos Namorados animam comércio de Caxias, mas há comerciantes afirmando que dinheiro deixou de circular na cidade

Por RM

Postado em 05/06/2019 10:10:59



 

O comércio de Caxias (MA) espera contabilizar boas vendas neste mês de junho, por conta não só das festas tradicionais da época, mas também por apostar no Dia dos Namorados. Na avaliação da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL), Maria dos Remédios de Sousa, avalia que o comércio local está otimista e espera um significativo aumento nas vendas por todo este mês.

“Tradicionalmente, o Dia dos Namorados e as festas juninas costumam alavancar as vendas no comércio, apostamos que este ano será bem positivo”, disse Remédios.

Outro que também está otimista para o período é o presidente do Sindicato dos Lojistas de Caxias (Sindilojas) José Ivan Ferreira.  

“As expectativas são de crescimento nas vendas em torno de 5% para junho”, afirmou ele.

Um comerciante do ramo de confecções que não quer ser identificado disse que, independente do segmento comercial, para o período as lojas fecham uma série de promoções em matéria de roupas, perfumes, joias, relógios, eletroeletrônicos, floricultura e até motéis.

"Teremos descontos e parcelamentos maiores. Estamos confiantes e nos preparamos para atender nossa clientela com produtos de qualidade, preços justos e condições favoráveis de crediário", diz.

Outro comerciante de Caxias, este do setor de panificação, lembra que todos os ramos do comércio devem experimentar boas vendas este ano, diferente daquilo que ocorreu em 2018 quando o caminhoneiros pararam o país.

“A greve dos caminhoneiros, ano passado, chegou a entrar em junho e prejudicou as vendas. Agora, sem esse problema, o clima é de otimismo. Vamos esperar pelo menos incremento de 10% no faturamento geral”.

CIRCULAÇÃO

Se os principais representantes de órgãos representativos do comércio local demonstram otimismo com as vendas neste mês junino, por outro lado há também comerciantes que manifestam certo pessimismo devido à falta de circulação de dinheiro na cidade.

“Não sei ao certo o que está acontecendo, pode ser efeito da crise nacional, mas o fato é que o dinheiro deixou de circular na cidade e isto está matando o nosso comércio”, disse um comerciante do setor lojista que não quer ser identificado.

  0 Comentários

“Aureamelia é opção para vice de Fábio Gentil”, diz Adelmo Soares

Por RM

Postado em 04/06/2019 11:03:51



 

Zé Gentil, Adelmo, Fábio e Aureamélia

O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) revelou que a vereadora licenciada e secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aureamélia Soares (PCdoB), está na corrida para compor a chapa majoritária que será encabeçada pelo prefeito de Caxias (MA) Fábio Gentil (PRB), candidato natural à reeleição nas eleições municipais do próximo ano.

Em entrevista a este redator, durante o programa #SQN (Hashtag Só que Não), que vai ao ar todos os sábados, a partir do meio-dia, pela rádio Sinal Verde FM – 103,3 Mhz, Adelmo disse ter colocado o nome de Aureamelia à disposição para compor como candidata a vice-prefeita ao lado de Fábio Gentil, durante conversa com o atual primeiro mandatário municipal caxiense.

“Aureamelia é uma vereadora atuante, ocupa uma pasta estratégica para o governo e de muita visibilidade, além de ser muito bem relacionada com os mais diversos segmentos sociais de Caxias. Portanto, ela se apresenta como um quadro de muito valor, que poderá somar numa chapa majoritária ao lado do prefeito Fábio Gentil”, disse o deputado.

IMBATÍVEL

Ainda na avaliação de Adelmo Soares, uma chapa majoritária encabeçada pelo prefeito Fábio Gentil, com Aureamelia Soares de vice, seria praticamente imbatível.

“Longe de querer menosprezar outros nomes, até porque quem conhece minha maneira de atuar sabe que não faço política com desdém e menosprezo a quem quer que seja. Respeito todos, inclusive aqueles que naturalmente deverão surgir pela oposição. Mas essa dobradinha, Fábio e Aureamelia, numa composição de chapa majoritária, seria difícil de ser batida.”, enfatizou Adelmo.

CAMINHO

O deputado lembrou que o caminho até outubro de 2020 é longo, disse que as conversações em torno da montagem de uma chapa em favor da reeleição do prefeito Fábio Gentil estão apenas engatinhando, e que enxerga com naturalidade o fato de outros integrantes do grupo governista demonstrarem pretensão de compor como vice do mandatário municipal na eleição vindoura.

“Isto demonstra que o Fábio faz um governo bem avaliado, mas ele é habilidoso e saberá o momento oportuno de escolher e anunciar o nome que comporá sua chapa majoritária. Aureamelia respeita e considera legítimas todas as pretensões, mas desde já se coloca à disposição para encarar as urnas na condição de candidata a vice”.

  2 Comentários

Apenados recebem atenção social na UPR de Caxias

Por RM

Postado em 03/06/2019 06:34:07



 

O Governo do Estado segue desenvolvendo ações para qualificar os apenados que cumprem pena no sistema prisional do Maranhão no sentido de reinseri-los na sociedade. Em Caxias, uma parceria entre a Unifacema e a Unidade Prisional de Ressocialização local (UPR) concluiu na última semana o chamado Projeto Ressocializar. Dividida em seis módulos, a iniciativa abordou temas relacionados à saúde do homem e contou com a participação dos alunos dos cursos de Serviço Social, Enfermagem e Educação Física da mais importante instituição de ensino superior da região.

O Projeto Ressocializar visa levar conhecimento e humanização aos internos daquela Unidade Prisional.

 

Na última quinta-feira (30), durante encerramento do sexto módulo, foram certificados 25 apenados da UPR de Caxias (MA).

  0 Comentários

Adelmo Soares apoia união entre líderes políticos do município de Lago da Pedra

Por RM

Postado em 02/06/2019 10:32:11



Aureamélia, Adelmo, Osmani e Laércio  

O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) seguiu agenda política neste sábado (1), dirigindo-se até o município de Lago da Pedra onde participou de uma reunião convocada pelo prefeito da cidade, Laércio Arruda. O encontro foi marcado por grande apoio popular, reunindo diversas lideranças políticas regionais numa aliança marcada entre a união da classe política maranhense, demonstrando a grande influência do prefeito do município.

“O Maranhão hoje não é mais como o de antes, a cada dia o nosso povo tem clamado nas ruas que o tempo da transformação chegou, estar ao lado de lideranças que trabalham e comprometem-se com os interesses do povo será sempre uma honra, pois apenas com trabalho, perseverança e fé é que haveremos de continuar lutando pelo povo maranhense. Portanto, agradeço ao meu grande amigo Laércio Arruda, prefeito de Lago da Pedra, que deu vida a este grande e vitorioso momento para a população deste município. Reforço que nossa luta só começou, pois aqui ainda há muito comprometimento e trabalho pela frente”, pontuou o deputado.

 

Evento reuniu milhares de pessoas na principal praça de Lago da Pedra

A reunião convocada por Laércio Arruda teve como fim o anúncio da união política do atual prefeito de Lago da Pedra com o ex-prefeito Luiz Osmani, que buscam apoio da população e de entidades políticas de peso para competir nas próximas eleições municipais que acontecerão no ano de 2020, e teve êxito, pois com casa cheia a estimativa foi de que mais de três mil pessoas estiveram presentes na reunião que foi marcada pela forte animação.

Fonte: Ascom

  0 Comentários

Tenente Coronel Hormann Schnneyder é homenageado com o título de cidadão timonense

Por RM

Postado em 01/06/2019 10:50:26



 

A solenidade foi bastante concorrida

A Câmara Municipal de Timon realizou na manhã desta sexta-feira, 31, sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Timonense ao Tenente Coronel Hormann Schnneyder Almeida da Silva, ex-comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon. O autor da homenagem, que foi aprovada por unanimidade, foi o vereador Drº Tuá. Além do Título de Cidadão Timonense, o Tenente Coronel Schnneyder foi agraciado ainda com a Medalha do Mérito Legislativo, e o 11º BPM recebeu o Diploma de Voto de Louvor.

Em uma cerimônia muito prestigiada, tanto pelos parlamentares, quanto pela população, o Tenente Coronel Hormann Schnneyder pode ouviu de todos os vereadores presentes o reconhecimento das ações que ele desenvolveu à frente do 11º BPM. O vereador Henrique Júnior afirmou que o comandante conseguiu trazer ao timonense a sensação de segurança, indo junto à população e ouvindo suas demandas. A vereadora Socorro Waquim disse que toda Timon está lamentando a saída do Comandante e afirmou que a sua passagem por Timon deixa um legado.

O vereador Drº Tuá, autor da proposta de homenagem, ressaltou a simplicidade do Comandante Schnneyder e a sua proximidade com a população. “O Tenente Coronel Scnneyder abraçou a população e a trouxe para próximo da polícia, poucos conseguem isso. Ele também é próximo de seus irmãos de corporação, é um irmão na tristeza e na alegria juntos aos oficiais de praça. Nós, vereadores, nos sentimos honrados em lhe prestar essa homenagem, oferecendo o título e a medalha por tudo o que você fez por nossa cidade em tão pouco tempo”, destacou.

O Tenente Coronel Hormann Shcnneyder, que estava acompanhado por sua esposa, seus pais e diversos amigos timonenses, fez um breve relato de sua carreira militar, destacou algumas ações que desenvolveu em Timon e agradeceu a todos os vereadores pela homenagem recebida. “Timon foi a maior cidade que eu comandei e o menor espaço de tempo que eu permaneci no comando. O Schnneyder que sai hoje de Timon, ele sai mais maduro, mais consciente, mais compromissado, mais comprometido. Eu quero agradecer a todos os vereadores, agradecer a todo timonense, agradecer às autoridades que me acolheram e que de certa forma também nos ajudaram nessa dinâmica no policiamento”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Hélber Guimarães, o município de Timon perde com a saída do Comandante Schnneyder do 11º BPM. “A cidade de Timon perde sim com a sua saída, porque nós sabemos o trabalho que você vinha desenvolvendo nessa cidade. Em nome da Câmara Municipal, em nome de todos os que aqui estão e em nome de toda a população timonense, quero lhe agradecer por tudo o que você fez por nossa cidade. Em todos os bairros e nos pontos mais distantes da zona rural a população aprendeu a admirar a polícia militar, muito graças ao trabalho sério que você desenvolveu”.

  0 Comentários

Corpo de Natinho Brega será sepultado amanhã em Caxias

Por RM

Postado em 01/06/2019 09:08:44



 

O corpo do cantor e compositor Natinho Brega, morto por voltas das 18h desta sexta-feira (31), vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia, será sepultado neste domingo (02), às 07h, no cemitério do Bacuri, em Caxias (MA).

O corpo do artista está sendo velado na residência da família, na rua 24 de dezembro, 1154, bairro Seriema.

Natinho tinha 61 anos e, além de cantor e compositor, também era protético. Ele deixa viúva, sete filhos, 19 netos e um bisneto.

  0 Comentários

Morre em Caxias o cantor e compositor Natinho Brega, aos 61 anos, de pneumonia

Por RM

Postado em 31/05/2019 20:09:14



Natinho Brega, talento, irreverência e humildade 

O cantor e compositor Natinho Brega morreu em Caxias (MA), por volta das 18h desta sexta-feira (31). Ele tinha 61 anos e foi vítima de uma forte pneumonia. O corpo está sendo velado na residência da família, que fica na rua 24 de dezembro, 1154, bairro Seriema. 

Talentoso e carismático, Natinho Brega estava no auge da carreira, duas de suas composições, ‘Duelo de Amor’ e ‘Morrendo de Paixão’, estavam na lista das músicas mais pedidas do programa Manhã 103, com o radialista Lúcio Mauro, na rádio Sinal Verde FM.

Além de cantor e compositor, Natinho Brega também era protético. Ele deixa viúva, sete filhos, 19 netos e um bisneto.

Até o fechamento deste post a família ainda não havia informado local e hora do sepultamento do corpo de Natinho Brega.

REPERCUSSÃO

A morte de Natinho Brega causou forte comoção entre fãs e colegas do artista de Caxias e região. 

O Sistema Sinal Verde de Comunicação manifestou luto.

 

O radialista Lúcio Mauro manifestou-se pelas redes sociais.

  0 Comentários

Senador Weverton apresenta projeto para melhorar a internet nos municípios

Por RM

Postado em 31/05/2019 11:19:18



 

 

 

Senador Weverton, líder da bancada do PDT

 

Facilitar o acesso à internet de pessoas que vivem em áreas remotas, estimular a expansão das empresas de energia elétrica ou telecomunicações que compartilham postes ou dutos com outras companhias. Estas são algumas das propostas do projeto de lei (PL) apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA).

 

O objetivo do texto é regulamentar a utilização e compartilhamento de postes, dutos, condutos ou servidão pelas prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo.

 

“Na prática, este projeto vai promover a inclusão digital. O compartilhamento de postes é considerado essencial para a oferta de internet. Hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos provedores regionais e de serviços de comunicações é pagar um preço justo pelo compartilhamento”, explicou o senador.

 

Com o projeto, o senador espera encaminhar solução para muitos municípios maranhenses que sofrem com um “apagão” de acesso à internet. “Veja Balsas, por exemplo. É um município grande, economicamente importante, mas mesmo assim a população sofre com o acesso precário à internet. Até para navegar nas redes sociais é difícil. Esperamos resolver isso”, afirmou Weverton.

 

O PL altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997) e prevê uma legislação específica para o compartilhamento obrigatório de infraestrutura entre as diversas empresas. Dessa maneira, postes, dutos, condutos e servidões, pertencentes ou controlados por prestadora de serviços de telecomunicações ou de energia elétrica, devem ser usados pelas demais empresas desses setores de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis.

 

“É necessário regularizar o compartilhamento de postes por intermédio de lei específica, que poderá solucionar problemas críticos e viabilizar uma relação justa e isonômica entre as partes envolvidas. Quem sai ganhando com isso é a população, em especial dos municípios que não têm acesso a uma internet de qualidade”, ressaltou.

Fonte: Ascom

  0 Comentários

Aliança liberal-conservadora

Por RM

Postado em 31/05/2019 10:00:50



POR JOÃO PAULO MACHADO 

A aliança liberal-conservadora que elegeu Jair Bolsonaro presidente da República tem dado trabalho ao chefe do Executivo. Em menos de seis meses de governo, já assistimos a diversas brigas por poder. As disputas ocorrem em ministérios, agências de regulação e comércio e, sobretudo, no parlamento.

Os novatos e atabalhoados conservadores do PSL não conseguem dar suporte ao Executivo. Todos os dias um integrante da sigla alfineta outro correligionário nas redes sociais. E diga-se: Todos os dias não é exagero.

O NOVO, que teve candidato próprio nas eleições de 2018, mas que carrega uma pauta liberal bastante próxima a encapada por Bolsonaro, se recusa a assumir o carimbo de governista.

Os velhos liberais do antigo PFL até que embarcaram na onda ‘bolsonarista’, mas a parte centrista do partido – ‘centrãozista’, para bom entendedor – reluta em dar apoio absoluto. E isso ficou claro na convenção nacional, realizada pela sigla nesta quinta-feira (30).

Enquanto os direitistas da velha guarda, Ronaldo Caiado e Onyx Lorezoni discursavam pela adesão oficial do DEM ao governo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, permanecia de com a cara fechada, sem mostrar empolgação alguma.

Ao mesmo tempo que a plateia de militantes aplaudia inflamada os discursos pró-governo, o líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento, mantinha-se de braços cruzados.

Diante do cenário, a conclusão só pode ser uma: se a dita ‘direita’ não se une por um governo liberal-conservador, quem pode comemorar é a ‘esquerda’.

Fonte: Agência do Rádio

  0 Comentários

Com apoio do Governo, mais R$ 500 milhões serão investidos em energia renovável no MA

Por RM

Postado em 30/05/2019 19:19:46



 

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), o Complexo Delta Maranhão entrou em sua terceira fase de expansão. A companhia Ômega Energia está investindo na implantação dos Deltas 7 e 8 e tem mais R$ 500 milhões projetados em novos investimentos para dar continuidade à expansão do projeto.

Com o investimento inicial de R$ 1,5 bilhão, o projeto iniciou operações em 2017 com o parque Delta 3 e com a expansão, o Complexo Delta Maranhão somará 97,2 MW à sua capacidade instalada, passando a operar de 136 para 172 aerogeradores e geração total de 426 MW.

De acordo com Simplício Araújo, secretário da Seinc, mais do que apoiar e incentivar a implantação de um projeto no Maranhão, é importante dar suporte, também, para sua manutenção e expansão, como o Estado tem feito com diversos empreendimentos.

“Estamos aproveitando as potencialidades e vocações do nosso estado, o que nos traz muitas contrapartidas, que são nosso ponto focal, como investimentos, emprego, renda, sustentabilidade, valorização territorial e, principalmente, desenvolvimento socioeconômico”, sublinhou Simplício Araújo.

Segundo a companhia, o potencial do Maranhão para geração de energia renovável viabilizou, em 2018, mais R$ 500 milhões na ampliação do complexo que, com a conclusão dos Deltas 5 e 6, passou a gerar 328,8 MW de capacidade, o suficiente para abastecer 2,5 milhões de residências.

O projeto colocou o Maranhão no mapa mundial de geração de energia eólica e além de proporcionar uma produção limpa e sustentável, gerou 2 mil empregos diretos e mais de 2 mil indiretos nas três fases de obra. Além disso, o complexo contribuiu com a economia local e regional, por meio de projetos sociais e estímulos ao desenvolvimento econômico, incluindo fomento da infraestrutura, turismo e comércio.

“Pela qualidade e incidência dos ventos, o litoral do Maranhão tem forte potencial para a geração eólica o que tem trazido muita prosperidade para a região”, afirma o presidente da Ômega Energia, Antônio Bastos Filho.

Fonte: Ascom

  0 Comentários

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts