Corregedoria Geral da Justiça se manifesta sobre caso compartilhado por advogada nas redes sociais

Por RM

Postado em 07/11/2018 18:40:09



 

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CCJ-MA) manifestou-se na tarde desta quarta-feira (07) sobre um incidente ocorrido nas dependências do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís, relatado nas redes sociais por advogada que sentiu-se ofendida nas suas prerrogativas devido à suposta desativação do elevador que fica na parte antiga do Fórum, conhecida como “Forinho”. 

Veja a íntegra da nota:

NOTA PÚBLICA

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), em conjunto com a Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa, vem a público manifestar-se sobre o episódio registrado em vídeo e compartilhado nas redes sociais nesta terça-feira (06), pela advogada Isabelle Passinho da Silva, relatando ofensa às suas prerrogativas em razão da suposta desativação do elevador localizado na parte antiga do Fórum, conhecida como “Forinho”.

A respeito do funcionamento do referido elevador, informamos que a Diretoria do Fórum e a Presidência do Tribunal de Justiça (TJMA) já tomaram as medidas legais cabíveis para a substituição do elevador, com a deflagração de processo licitatório para aquisição de novo equipamento (Nº 15894/2018), a fim de melhor atender às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e possibilitando assim a livre circulação das mesmas.

Destacamos ainda, que foi criada a Comissão de Acessibilidade, mediante a PORTARIA-GP – 8742018, e, também, como medida imediata, a fim de facilitar a acessibilidade, recentemente foi inaugurada no Fórum a nova sala da OAB, com portas de dimensões apropriadas.

Informamos que a Diretoria está providenciando o deslocamento das Secretarias Judiciais de Avaliação e de Partidoria para o térreo do prédio.

Ademais, existem outros projetos em andamento, visando à adequação do novo prédio às normas pertinentes à acessibilidade, de maneira a assegurar o pleno acesso aos serviços jurisdicionais oferecidos pelo Poder Judiciário do Maranhão.  

Fonte: Ascom da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

  0 Comentários

Foto fofoca: O oportunista de plantão

Por RM

Postado em 07/11/2018 10:02:43



  0 Comentários

A continência contraditória e o barulho da contradição

Por RM

Postado em 07/11/2018 09:33:31



 

Bolsonaro presta continência a Sarney

Correu o mundo a imagem do instante em que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) bate continência para o ex-presidente José Sarney (MDB), durante sessão solene do Congresso Nacional pela passagem dos 30 anos de promulgação da Constituição Federal, nesta terça-feira (06). E, como já seria esperado em cenas como aquela, o bafafá foi amazônico. O pessoal da extrema-direita, os chamados ‘bolsominions’, sobretudo, corou num silêncio compungido. O da esquerda fez barulho inquisitorial. 

De fato o capitão exagerou. A continência militar é um gesto que denota extremo respeito. A saudação remonta à Idade Média, quando era usada como um símbolo de deferência aos reis. E era repetido pelos cavaleiros sempre antes de grandes batalhas. Mas era, também, uma forma de demonstrar paz, pois reforçava o fato de que a mão que segurava a espada estava vazia. Depois de um tempo, a continência tornou-se um hábito entre os exércitos, no entanto a simbologia manteve-se inalterada, bem como a liturgia protocolar.

A continência de Bolsonaro não seria nada demais se não tivesse sido dirigida ao ex-presidente Sarney. Não que o grande líder político maranhense não seja merecedor de honrarias, pelo contrário. Sarney merece ser reverenciado em vida – o tempo saberá reconhecer o seu papel na vida pública da nação, reconhecendo sua importância.

A questão é que esse mesmo Sarney, merecedor de reconhecimento pela atuação no processo de redemocratização do País, representa, hoje, a velha política, com tudo aquilo que isto quer dizer. E Bolsonaro foi eleito prometendo romper com as velhas práticas imorais e nocivas que tanto sugaram o Brasil.

Sim, a continência do presidente eleito revelou-se, de fato, contraditória. No entanto, o barulho da esquerda é exagerado e igualmente uma contradição. Não custa lembrar que, tirante os seis anos de seu exercício à frente da Presidência da República, o período em que José Sarney mais deu as cartas no país foi, justamente, aquele que teve Lula da Silva e seus camaradas abancados no Palácio do Planalto.

  3 Comentários

Chapa para eleição da OAB encabeçada por Luiz Carlos Moura e Naldson Carvalho terá evento de lançamento hoje, em Caxias

Por RM

Postado em 06/11/2018 09:42:56



 

Será oficialmente lançada nesta terça-feira (06) a chapa 37 – ‘Advogados Livres e Independentes’ –, encabeçada pelos causídicos Luiz Carlos Moura (presidente) e Naldson Carvalho (vice), que disputará a eleição da Subsecção de Caxias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA). O evento terá início às 19h no Espaço Eventos – Rua Riachuelo, 181, Centro. Também estarão presentes os candidatos à Seccional do Maranhão (OAB/MA), Carlos Brissac (presidente) e Carlos André (vice), representantes da chapa 02 – ‘OAB de verdade’.

O advogado Luiz Carlos Moura teve o nome lançado por um grupo de advogados de Caxias para concorrer à Presidência da Subsecção local da OAB/MA. No dia 23 de novembro vindouro acontecerá a eleição da diretoria do Conselho Seccional da OAB Maranhão, conselheiros seccionais e federais, além de diretores da CAAMA e nas Subseções da OAB/MA em todo o estado.

Profissional experiente, bem relacionado e reconhecido pela maneira ética e cordata de sua atuação, Luiz Carlos Moura aguarda deferimento da chapa por ele encabeçada, mas já faz visitas para expor as ideias que pretende executar em favor dos advogados de Caxias, caso seja eleito. 

Luiz Carlos Moura já apresentou algumas propostas, via WhatSapp. Veja:

“Caros colegas advogados e advogadas,

Acredito no imensurável valor imaterial da nossa OAB livre e independente pelos vários motivos já explicitados em comentários anteriores. E, nesse contexto com a união de todos advogados, nasce uma força propulsora para os enfrentamentos e combates saudáveis, duros se necessários, em defesa do exercício da advocacia em todos os campos de uma batalha jurídica.

É assim que penso, porque é assim que vivo o dia-a-dia da advocacia, como todos que militam esse ministério, razão pela qual lutamos por uma OAB livre e independente.

Temos PROPOSTAS concretas que exigem posicionamentos fortes e consistentes para o fortalecimento da nossa OAB - Caxias, como a já citada pelo membro da CHAPA 37, Dr. Naldson Carvalho, para a criação do Clube da OAB.

Acrescento ainda: 

1 -  trazer para a subseção a aplicação das provas do Exame da Ordem; 

2- Conseguir junto a Estadual um veículo, tipo VAN, para transportar os colegas até a Cidade Judiciária e vice-versa em um percurso previamente traçado, proposta plenamente viável visto que já existe em algumas cidades esse meio de transporte para facilitar a vida de nossos advogados.

O advogado também precisa ser mais valorizado. 

3 - Se eleito, lançarei uma campanha de valorização da imagem do advogado na sociedade, destacando a qualificação técnica e a importância do profissional para as questões sociais; 

4 - Darei prioridade à defesa das prerrogativas. Não vamos admitir nenhum tipo de desrespeito ao advogado.

A OAB/CX deve estar ainda mais envolvida em ações de combate à discriminação e aos preconceitos, promovendo o debate qualificado para a necessária consolidação dos direitos fundamentais em nossa sociedade.

Internamente, a Ordem pode trabalhar pela melhoria dos serviços e maior celeridade da Justiça, mantendo conversas com os magistrados a respeito da necessidade de maior empenho no andamento dos processos.

São muitos trabalhos a realizar, que com empenho e seriedade livre e independente, nós advogados poderemos ter dias melhores, É HORA DE MUDAR, OAB LIVRE E INDPENDENTE. 

Luiz Carlos Moura

CHAPA 37”

  0 Comentários

De volta às origens

Por RM

Postado em 06/11/2018 08:48:34



 

Informo com muita alegria meu retorno ao rádio de Baturité (CE), minha terra natal, onde comecei, ainda garoto, levado pelo amigo radialista e ex-vereador Telê Guedes, no começo dos anos 80.

A partir da próxima segunda-feira (12), pela Rádio 94FM, estaremos ao lado dos amigos radialistas Cláudio Ramos e Edvan Aquino, levando muita informação de qualidade, de segunda a sábado, das 06h às 08h, na estreia do ‘94News’, um programa que vai trazer um novo conceito de radiojornalismo para a Região do Maciço de Baturité.

Minha participação será diária, numa coluna eletrônica, com comentários sobre política nacional e outros assuntos mais.

Quem estiver fora da área de abrangência da 94FM vai poder acompanhar pelo sistema Rádios Net (aqui).

  3 Comentários

Catulé é reeleito presidente da Câmara Municipal de Caxias

Por RM

Postado em 05/11/2018 21:18:38



O vereador Antônio José Bittencourt de Albuquerque, o Catulé (PRB), foi reeleito na noite desta segunda-feira (05) presidente da Câmara Municipal de Caxias. Numa eleição de chapa única, os 19 edis – incluindo ele próprio – votaram pela manutenção de Catulé à frente da Casa, resultado que o consagra por unanimidade e que contou com o aval do prefeito Fábio Gentil (PRB) e de líderes da oposição, como os deputados estaduais eleitos Cleide Coutinho (PDT) e Adelmo Soares (PCdoB), e resultou num consenso como nunca se viu em Caxias. 

Entretanto, as articulações que resultaram na convergência de todas as correntes com assento no parlamento municipal caxiense em favor da reeleição de Catulé, expressada numa única chapa, passou por tentativas de sabotagem do ex-prefeito de Caxias e deputado federal cassado por corrupção Paulo Marinho, que tentou se imiscuir num processo interno da Câmara, por não querer a permanência do presidente agora reeleito, ainda devido ao fracasso eleitoral de seu rebento, o vice-prefeito Paulo Marinho Jr. (PP), na última eleição de deputado federal.

A mando do seu genitor, PM JR. chegou, inclusive, a ir na casa de Cleide Coutinho pedir que ela orientasse os vereadores de seu grupo político a não votarem em Catulé, tendo recebido como resposta um sonoro não. O ato, aliás, foi mais um devaneio de PM pai, que fez carreira política agredindo a honra e deturpando a imagem do saudoso líder Humberto Coutinho.

O fato é que os ataques de PM contra a reeleição de Catulé foram intensificados nos últimos dez dias, quando as emissoras de rádio e televisão dos Marinho passaram a operar uma campanha virulenta, ameaçando, inclusive, mandar prender os vereadores, caso eles reelegessem o presidente da Casa, em mais um ato de devaneio do político decadente.

Daí porque, tão logo foi oficializado o resultado da eleição, Catulé subiu à tribuna do plenário para agradecer aos colegas vereadores e sentar a pua no lombo de PM (veja vídeo acima). No fim, o resultado se revela uma sonora surra eleitoral nos Marinho de 19x0.

Confira a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias, eleita em chapa única, para o biênio 2019/2020:

Presidente – Catulé (PRB)

1° vice-presidente – Ximenes (PR)

2° vice-presidente – Neto do Sindicato (PCdoB)

1° secretário – Mário Assunção (PPS)

2° secretário – Sargento Moisés (PSD)

3° secretário – Magno Magalhães (PSD

4° secretário – Repórter Puliça (PRB)

  1 Comentários

Print fofoca: petinhada no Maracutaia, "O boi roceiro"

Por RM

Postado em 05/11/2018 19:10:25



  1 Comentários

Ferroviário é campeão da Copa Fares Lopes 2018 e carimba passaporte para Copa do Brasil 2019

Por RM

Postado em 05/11/2018 18:27:03



Torcer pelo Ferroviário é como torcer pelo Corinthians – e eu torço pelos dois. Nada é fácil, tudo é sofrido e a gente sempre tem que passar por uma provação medonha. Mas é gostoso. Daquelas coisas boas da vida que não precisam de explicação, basta sentir e pronto.

Sou Ferroviário desde menino, antes mesmo de virar corinthiano. O Ferrão – ou Tubarão da Barra – é paixão minha desde menino e resistiu a minha fase de goleiro das equipes de base do Ceará.

Foi com muita alegria que retornei na tarde deste domingo (04) ao Estádio Presidente Vargas, o PV, para ver o Ferroviário em campo, e decidindo a Copa Fares Lopes, competição que garante o vencedor na Copa do Brasil do ano seguinte, contra o Caucaia uma equipe do interior em ascensão no futebol cearense, que havia, inclusive, batido o Ferrão no primeiro jogo da decisão por 1x0.

Para ser campeão o Ferroviário precisava vencer por dois gols de diferença. Fez 2x0 por volta dos 20min do segundo tempo. Tomou um gol aos 35min. E fez o gol do título no finalzinho, após um bate-rebate.

Foi uma final eletrizante (veja o vídeo acima). É um título sofrido, como tudo na história do Tubarão da Barra. Mas valeu a pena. Sobretudo porque estive ladeado pelos meus irmãos – não os via há um tempão. E também pelo fato de o treinador campeão ser o meu amigo Marcelo Vilar, profissional de alto nível e figura de caráter exemplar, que foi meu treinador na década de 80 nos juniors do Ceará e na Seleção de Baturité, num desses intermunicipais cearense de seleções.

Valeu Ferrão!!!!

Marcante

2018 foi um ano marcante para o Ferroviário. Além da Fares Lopes, o Tubarão foi campeão brasileiro da Série D, o que lhe garantiu o acesso à Série C, e fez uma campanha memorável na Copa do Brasil 2018, quando fivou entre os oito mlehores colocados.

Técnico

O técnico Marcelo Vilar, inclusive, é bicampeão brasileiro da Série D – foi também pelo Botafogo (PB) em 2013.

Em tempo 

O futebol cearense vive um momento ímpar em sua história, entretanto a Federação Cearense de Futebol precisa atualizar seu sistema de venda de ingressos. Não ofertar ao torcedor a opção de cartão de crédito ou mesmo débito na bilheteria dos estádios é injustificável. Hoje até camelô oferta essa praticidade.

  0 Comentários

Print fofoca: O cara de pau

Por RM

Postado em 03/11/2018 19:32:54



  0 Comentários

As belezas de Barra Grande: a nova sensação do litoral piauiense

Por RM

Postado em 03/11/2018 12:47:17



 

Situada a cerca de 450 quilômetros de Teresina a praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, Litoral sul do Piauí vem ganhando destaque internacional, pela sua beleza e cenário exuberante em seu ambiente paradisíaco. Motivados também pela contemplação de um belo pôr do sol e uma exuberante lua-cheia, os turistas se concentram à beira da praia nos finais de tarde.

Barra Grande se localiza em meio às áreas de Proteção Ambiental do Parque Nacional de Jericoacoara-CE, Delta do Parnaíba-PI e Lençóis Maranhenses-MA.

Barra Grande oferece ainda passeio de charrete pela praia, trilhas ecológicas e uma culinária à base de frutos do mar. O local está incluído na "Rota das Emoções".

O que antes resumia-se a uma colônia de pescadores, agora concentra diversas pousadas e restaurantes, com arquitetura rústica, formando o cenário voltado para o turismo.

Os ventos fortes são propícios para a prática esportiva com destaque para o Kite surf, ecoturismo, para o visitante se sentir em interação com a natureza.

 

 O turista pode ainda encontrar artesanato como cestas e bolsas de palha da carnaúba confeccionados pelos artesãos locais e comercializados na praia.

À noite também pode-se encontrar locais típicos como bares e pequenas barracas produzidas pelos nativos com serviços de qualidade. Na culinária são oferecidos os deliciosos pratos: moqueca de arraia, ensopado de sururu, além de peixes, camarões e lagosta.

"Antes eu e minha família seguimos para Luiz Correia, Pedra do Sal e outras praias desta região de Parnaíba nas altas temporadas,  porém nesses últimos tempos, preferimos Barra. Aqui é o lugar ideal para descansar e se divertir em momentos de lazer", diz o empresário piauiense Daniel Araújo, 57 anos, residente em Teresina. 

 

O pescador nativo de Barra Grande Francisco de Assis, 46 anos, dono da "Barraca do Assis", declarou que o movimento na praia tem aumentado constantemente.

"De dez anos para cá o local foi muito valorizado. Quebrou realmente a rotina da colônia, mas trouxe oportunidade novas para a economia do povoado", frisou. 

O empresário teresinense conhecido como Fábio Gigante, 46 anos, que juntamente com familiares e amigos passou o Réveillon em Barra Grande, diz que  o momento é oportuno  para investimentos no local e já trabalha na construção de um condomínio para oferecer mais opções de estadia aos visitantes.

Barra Grande representa um Santuário Ecológico e pode ser visto como um local para se praticar também a preservação da natureza, com respeito aos seus sítios ecológicos, seus costumes locais e sua beleza natural.

Texto e fotos: Alberto Pessoa

  1 Comentários

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Charges

Últimos Posts