Cleide Coutinho e Fábio Gentil voltam a trocar gentilezas durante evento pró-Erlânio

Por RM

Postado em 18/01/2019 09:13:22



 

Cleide e Fábio apoiam Erlênio Xavier na eleição da Famem

A relação entre a deputada estadual eleita Cleide Coutinho (PDT) e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), tem ganhado cores com tons de leveza e alegria. Já não é segredo que mesmo nas conversas mais reservadas, com seus interlocutores mais chegados, tanto ela quanto ele tem rasgado mútuos elogios uma ao outro e vice-versa. 

E mesmo quando, eventualmente, se encontram em eventos públicos, Cleide e Fábio costumam ir além das meras formalidades e trocam saudações que revelam sentimentos de respeito e até de certa admiração que parece existir entre ambos.

O sempre muito antenado jornalista Ludwig já havia alertado em seu Blog para a recorrente troca de gentilezas entre os dois líderes políticos de Caxias (MA) – veja aqui.

Nesta quarta-feira (16), durante o megaevento que reuniu cerca de 130 prefeitos maranhenses e consolidou o nome do prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, candidato à Presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) pela chapa Humberto Coutinho, Cleide e Fábio novamente se encontraram e o clima outra vez foi leve.

Aliás, convidado a discursar no evento pró-Erlânio, Fábio Gentil fez várias citações à Cleide Coutinho, e até brincou ao lembrar que, com o voto que dará à chapa Humberto Coutinho, será a quinta vez que vota num Coutinho e “quem sabe, não estaria chegando a hora de a Dra. Cleide votar em mim uma vezinha também?”. O público, claro, vibrou.

  0 Comentários

Morre em Caxias o juiz Firmino Freitas, aos 74 anos, vítima de um infarto

Por RM

Postado em 17/01/2019 18:00:22



 

O juiz aposentado Firmino Freitas (foto) morreu hoje em Caxias (MA), vítima de um infarto fulminante, em sua residência, por volta das 06h. O corpo está sendo velado na Rua Padre Gerosa, 1038, no centro da cidade, e será sepultado ainda nesta quinta-feira (17) às 17h no Cemitério dos Remédios.

Natural de Cratéus (CE), Firmino Antônio Freitas Soares tinha 74 anos – completaria 75 anos daqui a cinco dias – e chegou em Caxias recém-nascido. Foi juiz titular de comarcas em Paraibano, Parnarama, Chapadinha, Imperatriz, Caxias e São Luís.

Firmino Freitas conquistou uma legião de amigos. Recebeu da Câmara Municipal de Caxias o título de Cidadão Caxiense. Proposta pelo então presidente da Casa, Ironaldo Alencar, a honraria foi aprovada por unanimidade.

Poeta e numismático brasileiro, Firmino Freitas foi sócio honorário da Academia Caxiense de Letras (ACL), onde ocupou a cadeira de n° 2, cujo patrono é Monsenhor Clóvis Vidigal, tendo abdicado da cadeira, hoje ocupada por Carvalho Jr.

O juiz Firmino Freitas deixa viúva a esposa, Maria das Graças, com quem teve três filhos: o ex-procurador-geral de Caxias, advogado Firmino Freitas Filho; a enfermeira Rita Freitas; e a empresária Louise Freitas; além de sete netos e um bisneto.

O Blog manifesta sinceras condolências à família enlutada.

  0 Comentários

Vídeo fofoca: Curto e direto

Por RM

Postado em 17/01/2019 09:41:27



  0 Comentários

Cleide Coutinho integra articulação pró-Erlânio em eleição da Famem

Por RM

Postado em 17/01/2019 08:46:53



Cleide Coutinho discursa em lançamento da chapa Humberto Coutinho 

A deputada estadual eleita Cleide Coutinho (PDT) esteve no lançamento da chapa Humberto Coutinho que traz o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, candidato à Presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Uma das articuladoras da candidatura do mandatário municipal igarapé-grandense à entidade municipalista, Cleide disparou telefonemas para todos os seus aliados prefeitos e não se fez de rogada em pedir votos para Erlânio. 

O evento de lançamento da chapa Humberto Coutinho foi realizado nesta quarta-feira (16) no hotel Rio Poty, em São Luís (MA), e reuniu cerca de 130 prefeitos maranhenses. O comparecimento maciço dos mandatários municipais – a Famem conta com 198 filiados aptos a votarem – deixou os apoiadores de Erlânio confiantes numa expressiva vitória na eleição que vai acontecer no próximo dia 30 de janeiro.

Além do entusiasmo, também era visível a emoção de Cleide com as inúmeras manifestações de respeito e apreço pelo saudoso marido, o ex-prefeito de Caxias e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho, citado por todos os oradores que se manifestaram durante, que lembraram o papel de político agregador, conciliador e progressista do “Grandão”, ao tempo em que destacaram a importância do trabalho de continuidade que a deputada eleita vem realizando à frente do legado de HC.

O próprio Erlânio Xavier, por exemplo, assegurou em seu discurso que a sede própria da FAMEM, a ser construída em sua gestão, terá o nome Prefeito Humberto Coutinho.

Emocionada, Cleide Coutinho agradeceu a homenagem ao seu inesquecível companheiro e disse que Humberto sempre ganhou as eleições que participou e, mesmo estando ausente fisicamente, esta será mais uma eleição vitoriosa dela e do seu grupo. Disse que se sentia honrada não só pelo reconhecimento das lideranças políticas ao grande político que foi Humberto Coutinho, mas também por estar ali acompanhada dos prefeitos que contribuíram decisivamente na sua eleição de deputada estadual em 2018.

Acompanharam Cleide ao evento pró-Erlânio, os prefeitos Luís Amovelar Filho, de Coroatá; Adelbarto, de São Francisco do Maranhão; Ferdinando Coutinho (que enviou mensagem de vídeo), de Matões; Miltinho Aragão, de São Mateus; Idan Chaves, de Santa Filomena e Marlon Reis, de Passagem Franca, além do ex-prefeito de Matões e ex-deputado, Rubens Pereira, o "Rubão", e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, Ironaldo Alencar. Todos os prefeitos destacaram papel de liderança política agregadora que a deputada eleita exerce hoje, assim como seu saudoso marido.

  0 Comentários

Ufma abre inscrições para oficina de máscaras de fofão

Por RM

Postado em 16/01/2019 12:59:18



 

Marlene Barros

Personagem símbolo do carnaval de rua maranhense, o brincalhão e ao mesmo tempo espalhafatoso e assustador fofão é tradição viva da folia momesca estadual. Supera o tempo, as transformações culturais e todo ano marca presença durante o carnaval. Para fortalecer essa tradição, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) realizará uma oficina gratuita de confecção de máscaras de Fofão. Inscrições de 14 de janeiro a 04 de fevereiro/2019 no site www.cultura.ufma.br ou na sede do Dac, no Palacete Gentil Braga. 

Com realização do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), as aulas serão ministradas pela artista visual Marlene Barros, de 04 a 12 de fevereiro/2019, das 14h às 17h30, na Sala de Artes Visuais do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782 – Centro), em São Luís (MA). As vagas são limitadas. Os alunos deverão levar pincel largo, cola branca, tesoura e agulha grossa de mão. As máscaras produzidas durante a oficina serão expostas ao público no dia 14 de fevereiro, às 19h, nas galerias de artes do Palacete Gentil Braga.

A exposição ficará aberta até o dia 1º de março/19, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A oficina tem apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu), Universidade Fm, Ascom/Ufma e Gráfica Universitária. Informações: 98 3272 9361 e 9362 e no site: www.cultura.ufma.br.

Para agendar visita monitorada de escolas, associação, grupos e instituição favor contactar pelos telefones 98 3272 9361/9362.

Fonte: Ascom Ufma

  0 Comentários

Erlanio Xavier lança hoje chapa “Humberto Coutinho” para disputa da Famem

Por RM

Postado em 16/01/2019 10:56:16



 

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) promete para às 17h desta quarta-feira (16), no Rio Poty Hotel, em São Luís (MA), grande evento de mobilização de prefeitos para o lançamento da chapa “Humberto Coutinho” pela qual o mandatário municipal Igarapé-Grandense vai concorrer à Presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). 

Aliados demonstram otimismo com a eleição de Erlânio Xavier e asseguram que ele já conta com o apoio declarado de pelo menos 120 prefeitos aptos a votar – um número, de fato, bastante considerável, sobretudo se levado em conta o fato de a Famem contar com 198 municípios filiados, dos 217 que compõem o Maranhão.

A força eleitoral de Erlânio entre os colegas prefeitos ficou ainda mais evidenciada esta semana, quando cerca de três dezenas de mandatários municipais declaram apoio ao candidato.

Em Caxias e região, por exemplo, EX, que já contava com a articulação dos deputados estaduais eleitos Cleide Coutinho (PDT) e Adelmo Soares (PCdoB), ganhou nesta terça-feira (15) um substancial reforço com a manifestação do prefeito Fábio Gentil (PRB) que lhe declarou apoio e voto na eleição marcada para o dia 30 do corrente mês de janeiro.

 

Político da nova geração e de reconhecida disposição para o diálogo, Erlânio tem mantido uma postura digna no sentido de buscar um consenso entre todas as forças que pleiteiam a Direção da Famem, incluindo o atual presidente e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), entretanto, os esforços de pacificação eleitoral na entidade parecem esgotados e a disputa caminha mesmo para ser decidida no voto.

  0 Comentários

BBC exibe contundente documentário sobre o Brasil

Por RM

Postado em 15/01/2019 18:09:38



 

A BBC World News exibe a partir desta noite um documentário que mostra um Brasil em transe. Chamado “What Happened to Brazil… (“O Que Aconteceu Com o Brasil…”), o documentário tem três episódios: “The Dream Dies (“O Fim do Sonho”), “Carwash and ‘the coup’” (A Lava-Jato e “o golpe”) e “Divided Nation” (“Nação Dividida”).

O documentário cobre o período que vai de junho de 2013, quando começaram grandes manifestações de rua no Brasil, até a eleição e posse de Jair Bolsonaro. Aborda as chamadas jornadas de junho e julho de 2013, a eleição presidencial de 2014, o processo de impeachment, todo o tempo da Operação Lava Jato até a ida de Sergio Moro para o Ministério da Justiça, a greve dos caminhoneiros, o assassinato de Marielle Franco, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o governo Temer, a prisão de Lula, as fake news que dominaram as eleições e a vitória de Bolsonaro.

Foram entrevistados quatro ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma e Temer. Lula respondeu por carta, porque o documentário não obteve autorização da Justiça para entrevistá-lo em Curitiba. O pedido foi feito depois da eleição, negado pela juíza de primeira instância e encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal), que ainda não se manifestou.

Personagens centrais, o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF na época do impeachment, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot também concederam entrevistas. Foram ouvidos ainda cidadãos que viveram a crise dos últimos cinco anos. Bolsonaro e Moro foram convidados a dar entrevistas, mas recusaram. Moro respondeu por escrito à carta de Lula.

O documentário é um convite para o público brasileiro refletir sobre os acontecimentos recentes da história do país, que radicalizaram a opinião pública e nos trouxeram até o momento atual. O Brasil despontou no cenário mundial como uma potência e tudo se esfacelou em menos de uma década. No exterior, muita gente não entendeu nada. O país perdeu a sua relevância para o resto do mundo e ficou prisioneiro de um enredo interno de crise econômica e instabilidade política. Compreender o que aconteceu me parece fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório.

Veja o hotsite do documentário aqui

Fonte: BBC World News

  0 Comentários

Juiz Velozo insinua que vai mesmo pedir aposentadoria

Por RM

Postado em 15/01/2019 12:13:35



 

O juiz Antônio Manoel Araújo Velozo parece mesmo disposto a deixar a magistratura. Por meio de uma postagem feita na manhã desta terça-feira (15), em sua rede social, o magistrado deixa subentendido nas entrelinhas que pretende entrar com o pedido de aposentadoria junto ao judiciário maranhense. 

No post – mais um em tom espirituoso, diga-se de passagem –, Velozo tira onda com a propalada reforma previdenciária que deve atingir magistrados e militares, para dizer que que não vai esperar para ver. “Vou vazar!”, diz ele.  

Ainda não está claro se, ao pendurar as chuteiras, o juiz Velozo vá mesmo enveredar pelo universo político-partidário, para viabilizar-se como candidato a prefeito de Caxias (MA) nas eleições municipais do próximo ano.

Entretanto, suas últimas manifestações têm ouriçado a imaginação de pessoas dos mais variados segmentos sociais de Caxias que o querem candidato ao Palácio da Cidade. Amigos em comum do juiz e da deputada estadual eleita Cleide Coutinho (PDT), inclusive, estariam articulando uma aproximação entre os dois.

Vale aguardar.

  1 Comentários

Atual campeão do Rally Cerapió, piloto Constantino Castro concorre ao Prêmio Mirante Esporte 2019

Por RM

Postado em 15/01/2019 09:39:10



 

O piloto caxiense Constantino Ferreira de Castro, o Tino, concorre ao Prêmio Mirante Esporte que vai premiar os atletas e desportistas que mais se destacaram no Maranhão. A votação, que teve início nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 28 de janeiro de 2019, acontece pela internet. 

Constantino Castro concorre na categoria ‘Motociclismo’. Tino é bem conhecido entre participantes e torcedores do esporte, ele é o atual campeão do  Rally Cerapió – uma das competições mais importantes do Brasil – na categoria Moto Rally.

Esta é a 14ª edição da premiação anualmente promovida pelo Sistema Mirante de Comunicação.

Como votar:

01 - Acesse aqui;

02 - Clique na aba “Votação”;

03 - Preencha os dados de identificação (nome, e-mail e CPF);

04 - Procure a modalidade MOTOCICLISMO;

05 - Marque CONSTANTINO FERREIRA DE CASTRO;

06 – Vá até o final da página e clique em VOTAR.

A escolha dos melhores atletas pelo júri técnico será no dia 30 de janeiro. Já a cerimônia de premiação acontece no dia 31 de janeiro de 2019, no Teatro Arthur Azevedo.

Confira a lista dos atletas indicados por categoria:

Atletismo

Francisco de Sousa Sena Neto

Josimar da Conceição Silva (Zima)

Wallison Sousa Santos 

Automobilismo

Alexandre Henrique Aguiar

Andre Luiz Rodrigues de Carvalho Filho

Raimundo Moreira Serra Neto 

Badminton

Ana Luiza Leite Zecchin

Kleber Zaidan de Carvalho Silva

Marcos Rafael de Sousa Amorim 

Basquete

Alcidésia Mendes Matias

Gabriel Goulart de Carvalho

João Erick Serra Santos

Beach Soccer

Adriele Rocha da Silva

Jeffeson Costa Santos

Luís Alberto do Nascimento

Capoeira 

Gercivania Santos Martins (Amarauê Capoeira)

Jayro Jurandy Conceição Gonçalves Ayres (Mauê Capoeira)

Kemeli Bianca Martins Silva (Aruandê)

Ciclismo

Juvenilson Barbosa

Paulo Sergio Cabral

Railton Lima de Aguiar

Fisiculturismo

José Ribamar Galvão

Letícia Melo

Michael Santos

Futebol 

Daniele Pinheiro Silva

Leonardo Barros Costa

William da Conceição Silva

Futsal

Enzo Claudino Nogueiro Ramos da Silva

Liamara Diniz Abreu

Thiago Gomes Cruz

Ginástica

Antônio da Conceição Silva

Caio Freitas Rodrigues de Farias

Letícia Aparecida Soares Garcez

Handebol 

Carlos Magno da Silva Santos

Maynara Pestana dos Santos

Nayara Souza Martins

Jiu-Jitsu

Ana Clara Bordalo Mendes

Bruno Petterson Félix Ribeiro

Gabriel Soares

Jogo de Damas

Augusto Silva de Araújo

Karoliny Santos Vieira

Thiago de Melo Silva Júnior

Judô 

Enir Cantanhede Lima Júnior

Ítalo Mazzili Cabral de Carvalho

Márcio Mesquita Barbosa

Karatê 

Aquiles Gabriel Farias de Oliveira

Carlos Dimitri Rocha Melo

Hanna Gabrielle Silva Nunes

Mariana Barroso Cabrinha

Matheus Lima Dourado

Valdir Mateus da Moura Araújo

Kitesurf

Bruno Lobo

José Augusto Costa Martins

Maria do Socorro Reis

Motociclismo

Constantino Ferreira de Castro

Evandro Bezerra de Oliveira

Israel de Souza Carvalho Segundo

Natação

Davi Hermes De Oliveira

Heitor Raiol

Júlia Leal Nina

Thayara França Cardoso

Sinuca

Bartolomeu Cardoso Feitosa (Beto)

Francisco Duailibe

Marcos Vinícius Araújo Silva (Anaconda)

Surf

Arthur Victor Trindade de Sousa

Carlos Eduardo de Castro Silva

Júlio César Marques da Silva

Tênis de Mesa

Juliano Andrade Melo Lima

Raquel Alves Santos

Roney Santos Alves

Thomas Kalvin Aguiar Oliveira Sousa

Tênis de Quadra

Ana Maria Souza Lima

Luis André Gurgel Figueiredo

Victor Gustavo Almanir Nascimento Silva

Tiro Esportivo 

Emir Wendler

Sérgio Anthony de Mesquita Guimarães

Sérgio Paulo Ferreira Guimarães

Triathlon

Max do Vale Costa

Sara Dutra

Thais Gomes Vasques Diniz

Voleibol

Edson Silva de Moura

Marina Miranda Jordão da Silva

Pablo Neruda Linhares Silva

Xadrez

Edmundo dos Reis Luz

Giovanna Almeida Piovacari

Nivaldo Lobato Júnior

Com informações do Imirante

  0 Comentários

Colégio Militar de Caxias forma Turma Deputada Estadual Cleide Coutinho

Por RM

Postado em 15/01/2019 07:43:55



 

Referência de ensino público de qualidade, o Colégio Militar Tiradentes IV de Caxias, foi uma conquista da deputada estadual eleita Cleide Coutinho (PDT), que atende 300 estudantes do ensino médio.

Nesta segunda-feira (14), 50 alunos da Turma Deputada Estadual Cleide Barroso Coutinho, receberam seu diploma de conclusão do ensino médio. É a terceira turma de formandos da instituição.

Dra. Cleide foi representada no evento pelo ex-vice-prefeito Júnior Martins, que destacou o empenho da deputada na implantação e manutenção desta grande unidade de ensino do governo estadual.  Também estiveram presentes na solenidade a diretora regional da Educação, Professora Marciane, e o comandante do IV BPM tenente-coronel Márcio.

Júnior Martins destacou também o empenho do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho, nesta conquista.

Em sua mensagem aos formandos, Dra. Cleide destacou que “a educação é o único caminho para superação das desigualdades sociais e que o esforço pessoal de cada formando vai determinar o sucesso que terá em suas vidas futuras. Vou continuar trabalhando na Assembleia para dar todo apoio à educação pública de qualidade em nosso estado, como vem fazendo nosso governador com a implantação dos IEMAS e o programa Escola Digna”.

Dra. Cleide parabenizou os formandos e toda a direção e professores da Escola Militar Tiradentes IV.

Fonte: Ascom

  0 Comentários

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Charges

Últimos Posts