Márcia Marinho na secretaria da Mulher seria jogada de mestre de Fábio Gentil, mas ex-prefeita é ficha suja e não pode ser nomeada

Por RM

Postado em 28/01/2020 07:59:14



 Márcia Marinho, fica suja impede nomeação

O bem informado jornalista Jotônio Viana revela em seu blog que o prefeito de Caxias (MA) Fábio Gentil (PRB) convidara a ex-prefeita Márcia Marinho para ocupar a vaga deixada pela vereadora licenciada Aureamélia Soares (PCdoB) na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O objetivo de FG seria barrar uma eventual debandada do vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL) – rumores cada vez mais intensos dão conta que o rebento marinhniano estaria propenso a saltar do barco gentiliano, provavelmente para apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Adelmo Soares (PcdoB) a prefeito de Caxias.

Seria de fato uma jogada de mestre do ‘Cabeludo’, caso concretizasse o seu intento. Colocar MM numa pasta de tamanha visibilidade seria uma maneira de “amarrar” o vice PMJ, impedindo, assim, qualquer possibilidade de defecção.

O problema é que a ex-prefeita é ficha suja e está impedida de ser nomeada, inclusive por uma alteração na Lei Orgânica do Município, de autoria deste redator – em 2011, quando estava vereador –, que proíbe a nomeação de servidores para cargos comissionados no Executivo e Legislativo que possuam condenação concedida por órgão colegiado (Tribunais de Justiça, de Contas, dentre outros) – e, no caso, a distinta senhora tem uma penca, sendo uma das campeãs do Maranhão no segmento. Somente no Tribunal de Contas da União (TCU) MM pontua com doze penduricalhos (veja aqui).

  1 Comentários

AGED atua na prevenção e combate à raiva em Caxias

Por RM

Postado em 27/01/2020 11:00:32



Morcego hematófago

Vigilância ativa em propriedades, captura de morcegos hematófagos e atividades educativas são algumas das ações que vêm sendo realizadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), por meio da Unidade Regional de Caxias, para prevenir e combater a raiva no município.

No ano passado, as ações foram intensificadas após a confirmação de um caso da doença em uma raposa, que atacou um trabalhador rural e um animal doméstico. No mês de novembro, foi realizada a captura de morcegos hematófagos, que é de praxe como método de controle, mas todos os testes realizados pela AGED deram negativo.   

A intensificação das ações no final do ano passado foi motivada pela confirmação de um caso de raiva em bovino, após teste com resultado positivo. No mesmo mês, os órgãos das áreas da saúde e defesa agropecuária traçaram estratégias para atuar nas comunidades com relato de agressões de raposas, em 19 comunidades envolvidas.

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre o Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), blitz educativa em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Caxias e a Polícia Rodoviária Federal, além de busca ativa em propriedades e reunião com donos de revendas de vacinas para destacar a importância das notificações dos casos suspeitos de enfermidades nervosas e da vacinação dos herbívoros nas áreas atingidas.  

De acordo com a chefe da UR de Caxias, Nádia Medeiros, as ações da AGED na prevenção e combate à raiva são direcionadas aos casos envolvendo herbívoros, pois o órgão atua na defesa agropecuária, não podendo assumir responsabilidades no caso de animais silvestres, domésticos e seres humanos, embora dê suporte aos órgãos responsáveis nesses casos.

“Todas as ações inerentes à competência da autarquia estão sendo desenvolvidas, à medida que surgem as demandas e as emergências sanitárias. Todas as vezes que a equipe da ULSAV (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal) Caxias é solicitada, prontamente se coloca à disposição, pois tem consciência da importância das ações do órgão para a manutenção da saúde dos animais de produção e, consequentemente, das pessoas envolvidas”, destacou Nádia Medeiros. 

Já no mês de novembro, as ações de educação sanitária tiveram continuidade, com palestras voltadas para 57 agentes da UVZ de Caxias que atuam na zona rural do município, captura de morcegos hematófagos e cadastramento dos abrigos. Neste mês, foram registrados casos de raiva em raposas e ataques a seres humanos e animais domésticos. Segundo o fiscal estadual agropecuário Eric Takashi, responsável pelo PNCRH na AGED, só é possível dizer como as raposas foram infectadas após um exame de tipificação. “O vírus pode ter sido transmitido por morcegos, por outros animais silvestres ou até mesmo pela mordida de um cachorro. Só é possível saber disso através desse exame de tipificação”, explica. 

Em caso de suspeita de raiva em herbívoros, os criadores devem procurar o escritório da AGED mais próximo do seu município para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Também é recomendável que seja feita a vacinação dos rebanhos.

Fonte: SECAP/MA

  0 Comentários

Adelmo polariza disputa com Fábio Gentil e aquece a cena pré-eleitoral em Caxias

Por RM

Postado em 27/01/2020 06:48:39



 Adelmo Soares e Fábio Gentil, a disputa vai ser boa

O anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) a prefeito de Caxias (MA) numa aliança com a também deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), que indicou a vereadora e líder da oposição Thaís Coutinho (PSB) para a vice, animou a cena pré-eleitoral caxiense e polarizou a disputa com o prefeito Fábio Gentil (PRB), que tentará a reeleição e até então não era importunado por nenhum concorrente.

Bastou ser anunciada a aliança com os Coutinho para o nome de Adelmo virar um dos mais comentados nas redes sociais. Uma avalanche de posts em blog’s e mensagens em grupos locais de Whatsapp se dividiram entre enaltecer as “virtudes” ou “defeitos” do pré-candidato, de acordo com o interesse ou alinhamento político-partidário de cada autor, o que é compreensível, convenhamos.

O fato revela o quão competitiva será a chapa liderada por Adelmo com Thaís de vice e apoio de Cleide e Cia Ltda. A polarização com Fábio Gentil é natural e salutar para a democracia, sobretudo para os eleitores de Caxias, acostumados a acompanhar grandes embates eleitorais, e que estavam distantes do processo pré-eleitoral devido ao marasmo que dominava a cena. Agora a história mudou e a disputa se apresenta imprevisível, ainda que pela cotação de hoje o ´Cabeludo’ continue favorito.

  4 Comentários

Ximenes tenta emplacar Ana Lúcia na vaga de Aureamélia

Por RM

Postado em 26/01/2020 07:52:01



Resultado de imagem para ximenes e ana lúcia caxias-ma

 Ana Lúcia e Antonio Ximenes

Fonte com trânsito livre pelos corredores palacianos conta que ainda antes de a ex-secretária Aureamelia Soares entregar o ofício com o pedido de exoneração, o sempre bom de faro vereador Antônio Ximenes (PR) já sussurrava ao ouvido do prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB) o nome de sua partner, a ex-vereadora Ana Lúcia Ximenes, para ocupar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – pasta que, aliás, ela já esteve à frente, no segundo governo Humberto Coutinho.

AX grudou feito chiclete em FG e quem conhece a figura sabe que só vai desgrudar depois que for anunciado o novo nome para a pasta. Por enquanto, o prefeito faz ouvidos de mercador. 

O legal é que não existe vácuo em política. Levantou, outro senta – ou tenta sentar.

  1 Comentários

Aureamélia Soares presta contas de sua atuação à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Por RM

Postado em 26/01/2020 06:55:49



Aureamélia Soares 

Em carta aberta, a vereadora licenciada Aureamélia Soares (PCdoB) faz um breve relato das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres durante o período que ela esteve à frente da pasta. Esposa deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Caxias (MA) Adelmo Soares (PCdoB), Aureamélia pediu exoneração na sexta-feira (24).

Veja abaixo a íntegra da carta aberta:

“Caxias, 25 de Janeiro de 2020

Amigos e amigas caxienses,

08 de Fevereiro de 2019, data em que fui empossada e passei a compor a equipe de governo à frente da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, sem dúvida, estava diante de um grande desafio de minha vida pessoal e profissional. Mas, a coragem que sempre me acompanhou me fez dizer sim a esse chamado, a causa era muito nobre e importante, lutar pelas mulheres caxienses.

Estou convicta de que assumi esse compromisso com competência, responsabilidade, transparência, honestidade, qualidades imprescindíveis a todo gestor público.

Ao longo desses 12 meses de trabalho, focamos nossas ações em resgatar a autoestima da mulher caxiense, fazê-la enxergar seu importante papel na sociedade, dando proteção, orientação e apoio emocional e jurídico, cuidando da sua saúde, autoestima e principalmente as empoderamos. Junto com minha equipe fizemos um trabalho amplo pautado no compromisso, mas principalmente no amor, nos dedicando por vezes sem apoio e até fora do horário de expediente mas sempre, sem exceção, enaltecendo a imagem do gestão municipal da nossa cidade. 

Desde 08 de Fevereiro de 2019, trabalhei incansavelmente, otimizando o trabalho do Governo Municipal, recuperando a imagem da Secretaria da Mulher e mostrando o seu verdadeiro papel. Uma prova irrefutável desse esforço foi:

-Realização da maior Campanha de Combate a Violência à Mulher durante o período carnavalesco, Campanha Não é Não, algo jamais realizado no município;

-Realização da Santa Missa e Culto Ecumênico em comemoração ao dia internacional das Mulheres;

-Realização do Primeiro Ato Público municipal, pela Vida das Mulheres;

-Homenagem às mulheres feirantes do Mercado Municipal, em alusão ao dia da mulher;

-Curso de capacitação para a equipe dos centros de Artesanato e Corte e Costura;

-06 novos cursos profissionalizantes que foram realizados nos Centros de Artesanato e Corte e Costura; 

-Realização do 1º Seminário a ser realizado na cidade com a temática Feminicídio, com a presença de Mônica Benício (viúva da vereadora Marielle Franco);

-Apoio e disposição total de toda a equipe da SMPM as ações de outras secretarias;

-Melhoramento dos Programas Mulher em Movimento e Arte e Música, com capacitação e reestruturação de equipamentos;

-Realização do curso de edificação para as mulheres em parceria com a Secretária de Infraestrutura: Mulher que Constrói;

-Realização do São João das Mulheres, em todos os polos do PMM;

-Realização da maior Campanha de Combate a Violência à Mulher durante o período junino, Campanha Acorda Maria Bonita, algo também jamais realizado no município;

-Realização campanha de combate a violência doméstica.  É Briga de Marido e Mulhrer! Somos todas Colheres;

-Realização do desfile cívico ao alusão ao 7 de Setembro, mostrando a importância da mulher para a sociedade;

-Criação do Programa Mais Renda Mulher Caxiense, algo inédito na cidade;

-Realização do Outubro Rosa com a temática da Mulher Maravilha;

-Realização do 1º Torneio Oficial de Queimada na cidade;

-Realização do Mutirão de Saúde em praça pública com mais de 3.800 atendimentos;

-Realização da campanha 16 dias de ativismo, de combate a violência contra a mulher: Violência não tem desculpa, tem lei;

-Realização do Aulão em Comemoração aos 10 anos do programa Mulher em Movimento;

-Realização do espetáculo de Natal Princesas, no Caxias Shopping Center, com as alunos do ballet do Programa Arte e Música;

-Realização da confraternização dos funcionários da SMPM;

-Entrega do recuso para as 50 mulheres comtempladas no Programa Mais Renda Mulher Caxiense;

-Abertura das inscrições da segunda etapa do Programa Mais Renda Mulher Caxiense. 

Meus amigos e amigas,

Cada dia na Secretaria da Mulher foi desafiador. Não é fácil administrar uma secretaria com tamanha responsabilidade. Mas seguimos firmes, focados, sem recuar nas ações que entendíamos serem necessárias para que nossas mulheres pudessem se sentir amparadas, respeitadas e protegidas. Fiz um esforço diário para realizar o melhor, embora diante de um recuo orçamentário, a Secretaria da Mulher se fez presente em todos os meses do ano que se passou. Tenho a fé que o trabalho continuará a ser realizado com zelo, dedicação e amor, afinal a semente foi lançada. Nos últimos 12 meses avançamos muito, reconquistamos o respeito da população e a visibilidade que uma Secretaria com essa envergadura precisa. 

Um ciclo lindo se fechou, afirmo sem medo, foi uma das missões mais enriquecedoras da minha vida. Deixo de fazer parte da equipe municipal com o sentimento de dever cumprido e a certeza que escrevi na história da Secretaria da Mulher linhas cheias de momentos inesquecíveis que serão lembrados com muito carinho. Muito obrigada a todos e todas pela atenção.

Respeitosamente,

Aureamélia Brito Lima Soares”

  0 Comentários

Professora do IEMA é selecionada para Bolsa de Estudos no Reino Unido

Por RM

Postado em 26/01/2020 06:13:15



Professora Thayane, da UP Itaqui-Bacanga, selecionada no Quality English (Foto: Divulgação)

Professora de língua inglesa da unidade plena São Luís Itaqui-Bacanga do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Thayane Soares foi selecionada para uma Bolsa de Estudos Quality English no Reino Unido. A educadora seguirá para Brighton, na Inglaterra, onde vai cursar a formação em metodologia do ensino de inglês.

O programa da Quality English, uma associação de escolas de inglês em países anglofalantes, selecionou professores das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre para participar de cursos ministrados por escolas da rede. Sendo uma na África do Sul, quatro nos Estados Unidos, três na Irlanda e sete no Reino Unido, com acomodação em casa de família e meia pensão (café da manhã e jantar), taxa de registro e material escolar custeados pelo programa.

“A professora Thayane foi uma das 14 selecionadas no Brasil. Orgulho de todos nós e a segunda conquista para o IEMA em 2020”, destacou o reitor do Instituto, Jhonatan Almada.

Segundo a professora de língua inglesa Thayane Soares, o estímulo à busca do conhecimento que o IEMA propicia aos seus professores é fundamental para essas conquistas. “O Instituto avisou a todos os professores de inglês da instituição sobre a existência desse seletivo em novembro do ano passado, então eu me inscrevi, o teste foi online e continha uma prova de inglês e um breve questionário, no qual deveríamos escrever sobre a importância de um intercâmbio no país escolhido (no meu caso, o Reino Unido). Fiquei aguardando o resultado e uma amiga me enviou meu nome e a cidade para onde eu irei fazer o intercâmbio. Nem acreditei, fiquei muito feliz”, contou a professora.

Thayane ressaltou ainda que essas conquistas são importantes, pois também motivam os alunos. “Inspirar os meus alunos e dar o melhor de mim nas aulas que leciono a eles. É impressionante como eles se sentem inspirados em se inscrever em processos de intercâmbio, em estudar mais e melhor a língua inglesa. Percebo que eles realmente vibram com as conquistas de seus professores. Certamente trarei muito conhecimento em práticas inovadoras pra minhas aulas”, concluiu.

Fonte: SECAP

  0 Comentários

Cadê os Martins?

Por RM

Postado em 25/01/2020 08:19:57



 

Júnior, Zé e Edilson Martins

Curioso que o ex-vice-prefeito de Caxias Júnior Martins (PSB), seu irmão, o vereador Edilson Martins (PSDB), e seu tio, o ex-vice-prefeito Zé Martins, não tenham dado o ar da graça na reunião em que a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) anunciou ao grupo a aliança com o deputado estadual e agora pré-candidato a prefeito de Caxias Adelmo Soares (PCdoB), com a vereadora e líder da oposição Thaís Coutinho (PSB) na vice.

Os Martins são aliados dos Coutinho desde 2004, na primeira eleição de Humberto Coutinho para prefeito de Caxias. Júnior foi vice os oito anos de HC e agora disputava com Thaís a indicação para ser o candidato a prefeito do grupo. Edilson é vereador oposicionista. Zé Martins, o tio dos dois, foi o vice-prefeito de Leo Coutinho.

Era de se esperar a presença desses representantes políticos da família Martins na reunião do grupo Coutinho. Nem um deles apareceu por lá.

  0 Comentários

Adelmo e Cleide estão no jogo de corpo e alma

Por RM

Postado em 25/01/2020 07:27:23



Após anunciarem anteontem a aliança eleitoral que vai peitar o prefeito Fábio Gentil na disputa pela Prefeitura de Caxias nas eleições de outubro vindouro, os deputados Adelmo Soares (PCdoB) e Cleide Coutinho (PDT) caíram em campo para articular apoios e motivar aliados.

Enquanto a pedetista reunia seu exército na tarde/noite de ontem no auditório da Fundação Humberto Coutinho para comunicar sua decisão de apoiar Adelmo e anunciar a vereadora e líder da oposição Thaís Coutinho (PSB) para a vice, o comunista agia numa outra frente articulando com o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Jr.

Durante a solenidade de inauguração da nova sede administrativa do Executivo estadual, cujo prédio leva o nome do ex-presidente João Goulart, na capital São Luís (MA), Adelmo e Catulé Jr. sentaram-se lado a lado e trocaram figurinhas o tempo todo. Seguramente, os dois não conversavam sobre a renovação contratual do Gabigol com o Flamengo (veja aqui).

EXONERAÇÃO

Ainda nesta sexta-feira (24), a vereadora Aureamélia Soares (PCdoB), esposa do pré-candidato a prefeito de Caxias Adelmo Soares (PCdoB), encaminhou ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), ofício solicitando sua exoneração do cargo de Secretária Municipal da Mulher (veja aqui).

  0 Comentários

Foto-fofoca: Fechando o cerco

Por RM

Postado em 24/01/2020 19:21:26



  1 Comentários

O efeito Adelmo Soares

Por RM

Postado em 24/01/2020 07:17:47



 

 Adelmo Soares e Cleide Coutinho

Ao sacramentar a aliança com a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT), anunciada ontem à noite, o também deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) dá um passo importante para a disputa da Prefeitura de Caxias (MA) nas eleições municipais de outubro vindouro. A união formal dos dois em um só palanque – CC vai indicar o candidato a vice – resulta no ato mais consistente do atual cenário pré-eleitoral, que estava mergulhado em um marasmo amazônico.

Especula-se que Adelmo estaria conversando com os Marinho, que por sua vez não estariam sentindo-se devidamente saciados com as benesses recebidas do prefeito Fábio Gentil (PRB) – candidato natural à reeleição, e ainda favorito na disputa, pela cotação de hoje. O vice-prefeito Paulo Marinho Jr., inclusive, fez um movimento fora da rota ao trocar o PP pelo PL do deputado federal Josimar do Maranhãozinho, o que acendeu a luz de alerta no Palácio da Cidade.

Caso os Marinho embarquem em sua pré-candidatura, Adelmo terá dado outro passo de indiscutível relevância na disputa pela Prefeitura de Caxias. Entretanto, a acomodação marinhiana num mesmo palanque dos Coutinho talvez não seja assim tão natural como muitos possam supor. Eleitores mais saudosistas podem ter dificuldade de digerir a aproximação das famílias devido ao histórico de agressões dos Marinho ao saudoso líder Humberto Coutinho, que não está mais vivo para poder perdoar as ofensas.

Claro que a mexida de Adelmo no tabuleiro eleitoral foi o lance mais ousado do cenário local para as eleições municipais deste ano em Caxias. Porém, ainda que se leve em conta o grau de dificuldade para consolidar as articulações supracitadas, restando apenas 254 dias para o pleito o comunista pode ter demorado muito para saltar da nau capitaneada pelo “Cabeludo”, fato que muitos poderão associar à dificuldade de desapego ao poder, até porque sua esposa, a vereadora licenciada Aureamélia Soares (PCdoB) ocupa a Secretaria de Políticas para Mulheres – uma das mais relevantes, diga-se de passagem.

O fato é que a disputa eleitoral de Caxias ganha novos tons e promete ser renhida. A anunciada pré-candidatura de Adelmo com apoio de Cleide tira o sossego de Fábio Gentil, que vinha voando livre em céu de brigadeiro. Experiente, o “Cabeludo” sabe que não é imbatível nas urnas.

REUNIÃO

A deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) – que vai indicar o vice na chapa de Adelmo – vai se reunir logo mais com o seu grupo político para anunciar os rumos que decidiu seguir nas eleições municipais deste ano. A reunião será às 17h no Auditório da Casa de Saúde.

  4 Comentários

Busca no blog

Sobre Ricardo Marques

Advogado (OAB/MA 9572)
Jornalista (904/MA - MTE)
Radialista (3586/CE - MTE).

Últimos Posts